Fique por dentro
Pesquisa aponta professores cada vez mais conectados à internet
CONEXÃO PROFESSOR - 08/09/11
Por Nayra Garofle
A internet chegou ao Brasil no fim dos anos 80, mas foi somente no fim dos anos 90 que ela começou a se expandir. Hoje, ela está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. Uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), intitulada TIC Educação, mostra que 69% dos professores com 30 anos ou menos utilizam a internet a partir de suas casas todos os dias ou quase. Porém, só 20% de todos os professores usam a internet a partir das escolas. Um número considerado baixo.
De acordo com o gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.BR), Alexandre Barbosa, é importante ressaltar que é natural os professores jovens, com 15 anos de experiência, por exemplo, acessarem mais à internet, visto que eles entraram no mercado de trabalho quando a mesma estava começando no Brasil.
“É natural que eles a usem mais e, consequentemente, vão transmitir esse conhecimento para os outros”, acredita. “Vale lembrar que as políticas públicas tiveram sucesso à medida que as escolas foram se estruturando. Para que o professor utilize a internet em sala de aula há uma questão operacional, é preciso levar o computador para dentro deste ambiente”, completa.
Há dois fatores indicados por Barbosa para que a internet faça parte do cotidiano escolar de forma didática: levar a infraestrutura para a sala de aula e a capacitação do professor para a utilização desta ferramenta.
“O processo pedagógico surgiu antes da tecnologia, voltamos à questão da capacitação. É preciso avaliar de que forma as políticas públicas podem ser mais efetivas para preparar os professores para trabalhar dentro de sala de aula com este recurso”, afirma o gerente.
O objetivo do CGI é realizar esta pesquisa anualmente para que seja possível avaliar a utilização da internet nas escolas pelos professores e alunos. Com a capacitação dos docentes será possível ‘alfabetizar’ os alunos para o uso produtivo da internet.
“É importante ter uma mediação do uso da internet, seja o adulto responsável pela criança ou o próprio educador. Assim, no caso do professor, ele vai mediar para que a criança tenha discernimento para saber como navegar. No Brasil, esta e outras pesquisas, como a TIC Criança, mostram que as crianças estão andando desacompanhadas, vão à lan house, por exemplo, sem um adulto por perto”, analisa.
Embora o número de professores que utilizam a internet como fonte de pesquisa para o trabalho pedagógico, de uma forma geral, ainda pareça pequeno, na pesquisa um histograma mostra que os docentes estão tentando fazer o seu trabalho com a rede. De acordo com o estudo, um quarto deles já utiliza a internet quase todos os dias para preparar aula e pesquisar material.
Para mais informações sobre a pesquisa acesse:
http://www.cetic.br/educacao/2010/
Nenhum comentário:
Postar um comentário