quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A ESCOLHA DA PROFISSÃO


MAGISTÉRIO


Um professor de profissão ou educador profissional é um prático que adquiriu a competência para realizar sua tarefa educativa com autonomia e responsabilidade, comprometido com os resultados de sua atividade profissional; analisando as diferentes formas de realização de sua atividade; refletindo sobre as exigências éticas que desempenha; escolhendo caminhos que valorize a construção, imaginação e criação de seus alunos; adaptando-se as transformações necessárias ao seu crescimento e aprendendo com seus alunos.

São competências que um educador ou educadora deve ter para desempenhar seu saber- fazer, que se articula entre a teoria e a prática de cada um. O conhecimento do professor profissional se forma sobre sua experiência, sobre sua relação e sua evolução no meio que vive.


Para Paulo Freire existem saberes necessários à prática educativa, os quais mostraremos a seguir:

1.1 Ensinar exige rigorosidade metódica: significa dar condições ao educando em aprender criticamente, que sejam criadores, instigadores, inquietos, curiosos, humildes e persistentes; desse modo, não devemos estar certos de nossas certezas;

1.2 Ensinar exige pesquisa: significa que todo professor ou professora é um pesquisador; pois o que faz um bom professor ou uma boa professora é a constante atualização, seu aprimoramento; visto que somos seres históricos e que fazemos história constantemente num mundo onde o conhecimento também tem sua historicidade;

1.3 Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos: significa que o professor ou a professora deve mostrar ao seu aluno que sua experiência influencia a maneira como ele aprende os conteúdos instituídos e, faz com que ele possa refletir e agir sobre sua realidade, a fim de transformá-la;

1.4 Ensinar exige criticidade: significa que o professor ou a professora deve ser crítico em sua prática; como age, como leva seu aluno a produzir seu conhecimento;

1.5 Ensinar exige estética e ética: significa que o professor ou a professora deve estar comprometido com os resultados de sua ação pedagógica, visando a melhoria da qualidade de vida do aluno;

1.6 Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo: significa que o professor ou a professora tem o dever de dar exemplo, de falar o que realmente faz, de contribuir para o crescimento da cidadania;

1.7 Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação: significa que o professor ou a professora deve estar livre de qualquer pré-conceito, de rejeitar qualquer proposta que não seja válida para seus alunos;

1.8 Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática: significa que o professor ou a professora deve estar atento a sua prática de hoje e de ontem para que possa melhorar a próxima prática; e

1.9 Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural: significa que o professor ou a professora deve assumir-se como ser pensante, histórico, social, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de reconhecer o outro, capaz de ter raiva e capaz de amar.


Esses são os saberes necessários à uma boa prática educativa, à uma prática com responsabilidade e com comprometimento tanto dos resultados como da qualificação profissional de cada educador ou educadora.

FONTE: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/educador.pdf


No Brasil, a habilitação para o magistério é obtida dentro do segundo grau.
Os professores que obtêm formação em Nível Médio ( normalmente em INSTITUTO DE EDUCAÇÃO)
poderão exercer a profissão para estudantes de Educação Infantil
e do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
No Estado do Rio de Janeiro, o curso normal ( formação de professores)
é oferecido em 3 anos.

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