MAGISTÉRIO
Um professor de profissão ou educador profissional é um prático que adquiriu a competência para realizar sua tarefa educativa com autonomia e responsabilidade, comprometido com os resultados de sua atividade profissional; analisando as diferentes formas de realização de sua atividade; refletindo sobre as exigências éticas que desempenha; escolhendo caminhos que valorize a construção, imaginação e criação de seus alunos; adaptando-se as transformações necessárias ao seu crescimento e aprendendo com seus alunos.
São competências que um educador ou educadora deve ter para desempenhar seu saber- fazer, que se articula entre a teoria e a prática de cada um. O conhecimento do professor profissional se forma sobre sua experiência, sobre sua relação e sua evolução no meio que vive.
Para Paulo Freire existem saberes necessários à prática educativa, os quais mostraremos a seguir:
1.1 Ensinar exige rigorosidade metódica: significa dar condições ao educando em aprender criticamente, que sejam criadores, instigadores, inquietos, curiosos, humildes e persistentes; desse modo, não devemos estar certos de nossas certezas;
1.2 Ensinar exige pesquisa: significa que todo professor ou professora é um pesquisador; pois o que faz um bom professor ou uma boa professora é a constante atualização, seu aprimoramento; visto que somos seres históricos e que fazemos história constantemente num mundo onde o conhecimento também tem sua historicidade;
1.3 Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos: significa que o professor ou a professora deve mostrar ao seu aluno que sua experiência influencia a maneira como ele aprende os conteúdos instituídos e, faz com que ele possa refletir e agir sobre sua realidade, a fim de transformá-la;
1.4 Ensinar exige criticidade: significa que o professor ou a professora deve ser crítico em sua prática; como age, como leva seu aluno a produzir seu conhecimento;
1.5 Ensinar exige estética e ética: significa que o professor ou a professora deve estar comprometido com os resultados de sua ação pedagógica, visando a melhoria da qualidade de vida do aluno;
1.6 Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo: significa que o professor ou a professora tem o dever de dar exemplo, de falar o que realmente faz, de contribuir para o crescimento da cidadania;
1.7 Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação: significa que o professor ou a professora deve estar livre de qualquer pré-conceito, de rejeitar qualquer proposta que não seja válida para seus alunos;
1.8 Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática: significa que o professor ou a professora deve estar atento a sua prática de hoje e de ontem para que possa melhorar a próxima prática; e
1.9 Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural: significa que o professor ou a professora deve assumir-se como ser pensante, histórico, social, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de reconhecer o outro, capaz de ter raiva e capaz de amar.
Esses são os saberes necessários à uma boa prática educativa, à uma prática com responsabilidade e com comprometimento tanto dos resultados como da qualificação profissional de cada educador ou educadora.
FONTE: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/educador.pdf
Os professores que obtêm formação em Nível Médio ( normalmente em INSTITUTO DE EDUCAÇÃO) poderão exercer a profissão para estudantes de Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental. No Estado do Rio de Janeiro, o curso normal ( formação de professores) é oferecido em 3 anos. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário