O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense é um dos 38 criados, em dezembro de 2008, pelo Governo Federal, a partir dos Cefets, escolas agrotécnicas e vinculadas às universidades. O projeto de expansão da Rede Federal foi iniciado em 2005 e tem o término previsto para o final de 2010.
O IF Fluminense nasce voltado para o mercado de trabalho com a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento econômico das regiões onde está instalado.
São sete campi: campus Campos-Centro, campus Campos-Guarus, campus Macaé e campus avançado Quissamã, no norte do estado do Rio; Campus Itaperuna e Campus Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste e Campus Cabo Frio na Região dos Lagos. Também no norte do Rio funcionam os núcleos avançados de Quissamã e São João da Barra, além, da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental, que atende pequenos produtores rurais.
A oferta de cursos leva em consideração o arranjo produtivo local com o intuito de garantir a permanência dos estudantes em suas próprias regiões. Vinte por cento das vagas são destinadas à formação de professores de química, física, biologia e matemática, já que a intenção é diminuir o déficit nacional de professores nas áreas. Além disso, metade das vagas é reservada para cursos de ensino médio integrado à educação profissional. Os 30% restantes vão para cursos de nível superior nas áreas de tecnologia. Atualmente, o IF Fluminense atua nos três níveis da formação profissional. Trabalhando na educação inicial e continuada de trabalhadores, oferece cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia, ensino médio, educação de jovens e adultos, Licenciaturas, Cursos de Pós-graduação e Mestrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário