segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Tire suas dúvidas sobre Enem e Vestibular


A poucos meses do Gran Finale, o Conexão convidou o coordenador de vestibular do colégio QI, Renato Pellizzari, para sanar as dúvidas mais frequentes entre vestibulandos de todo o país. Leia as dicas com atenção e a vaga na universidade dos sonhos pode ser sua! Não perca esta oportunidade!!!

Conexão Aluno (CA) - O que fazer quando dá aquele branco na hora da prova? É possível evitá-lo?

Renato Pellizzari -
O branco, na verdade, representa um momento de muito nervosismo do candidato. O ideal para evitar essa situação é uma preparação psicológica anterior, na qual participam professores, pais e o próprio aluno. Na véspera da prova, alimentação leve e uma boa noite de sono também ajudam bastante.

CA - Como começar a prova? Pelas questões mais fáceis e que sabemos mais ou pelas mais complicadinhas?

Renato Pellizzari -
O ideal é o candidato começar pela área do conhecimento na qual tem maior facilidade. Isso dará confiança para o restante da prova.

CA - Já que estamos próximos às datas do Enem e dos vestibulares, qual a melhor opção: estudar o que ainda não dominamos ou aprofundarmos o que já temos conhecimento?

Renato Pellizzari -
Quando estamos na semana das provas é perigoso o aluno estudar matérias que não tenha visto ainda. A absorção não será a ideal, além de poder gerar um “nervosismo extra”. Uma releitura de temas importantes seria o ideal.

CA - No vestibular ou no Enem, é aconselhável começar pela redação?

Renato Pellizzari -
Isso é uma escolha muito pessoal. Alguns alunos preferem “aquecer” as ideias antes de fazer a redação. O ideal é não deixar para o final, uma vez que a pontuação é muito alta. Ou no início ou no meio da prova.

CA - As revisões de véspera são proveitosas ou podem dar um verdadeiro nó na cabeça do aluno?

Renato Pellizzari -
As aulas de véspera funcionam mais como um estímulo, um momento de concentração. Quando o aluno está sozinho em casa, o ideal é descansar.

CA - Como aliviar a tensão e a ansiedade? Quais as estratégias para desestressar?

Renato Pellizzari -
A prática de esportes no ano do vestibular é muito indicada. Ajuda a manter o corpo em equilíbrio, melhora a qualidade do sono e alivia as tensões do dia a dia. Aliado a uma boa alimentação fica ainda melhor.

CA - Como resolver as questões discursivas? Devemos escrever absolutamente tudo o que sabemos sobre o assunto?

Renato Pellizzari -
O candidato deve ficar muito atento ao comando da questão. “Cite” é diferente de “explique”, que é diferente de “associe”. Procure fazer apenas o que está sendo pedido.

CA - Como a leitura de periódicos, revistas e conteúdos na internet, assim como o acompanhamento de telejornais e filmes, pode ajudar na hora da prova?

Renato Pellizzari -
O vestibular de hoje caminha em uma direção muito interessante. A preocupação é com a capacidade do aluno de entender o mundo ao seu redor. A decoreba vem sendo abandonada e o pensar valorizado. A cultura e o conhecimento geral ajudam em qualquer processo seletivo, principalmente nas redações.

CA - Atualidades: como dar conta de tudo o que acontece no mundo hoje? Quais os assuntos mais cobrados no vestibular?

Renato Pellizzari -
Dar conta de tudo é impossível e o aluno não deve se cobrar isso. Mas é fundamental estar atento às matérias de destaque diariamente nos jornais. Tudo pode ser utilizado, contextualizar é a palavra de ordem.

CA - Como desenvolver a capacidade argumentativa e a opinião crítica em relação a assuntos da atualidade?

Renato Pellizzari -
Os assuntos em evidência, os que ficam vários dias na mídia, aparecem em mesas redondas, sites, blogs etc. A preocupação é saber o que assistir no meio de tanta informação. Procure várias opiniões. Nada substitui uma boa conversa com pessoas inteligentes e bem informadas. Pergunte a opinião delas e não tenha medo de expor as suas.

CA – E o papel dos simulados? Eles podem estressar mais ou são um trunfo do vestibulando?

Renato Pellizzari -
Quando são realizados nos momentos certos podem ajudar muito. Muitos nunca fizeram um vestibular e um primeiro contato com essa realidade antes do grande dia é fundamental. O aluno deve conhecer o modelo de cada prova que ele vai realizar.

CA - O 3º ano do Ensino Médio combina com baladas e com relacionamentos amorosos? Como manter o equilíbrio?

Renato Pellizzari -
Quase tudo é possível se for planejado. Os alunos devem ter um rígido planejamento semanal de estudos para que possam, inclusive, planejar seus momentos de lazer. O importante é a (o) namorada (o) entender o momento. O maior problema das baladas é o consumo excessivo de álcool e cigarros. O prejuízo na preparação (e saúde, claro) é imenso.

CA - Passar noites em claro estudando pode ser uma boa dica para quem sente aquela preguiça durante a tarde?

Renato Pellizzari -
De jeito nenhum. A noite foi feita para dormir. A prática de atividades esportivas também pode ajudar nesse momento, organizando o sono.

CA - Qual o lugar ideal para o estudo? Como manter a autodisciplina?

Renato Pellizzari -
Procure sempre um ambiente tranquilo. Sem televisão, MSN, Orkut etc. É fundamental estabelecer qual é a sua prioridade. Se é estudar, é estudar. O planejamento semanal é a melhor forma de manter a autodisciplina.

CA - Como preparar um plano de prova? Como devemos organizar o meu tempo a partir do momento em que é dada a largada?

Renato Pellizzari -
É fundamental saber o tempo de que se dispõe para cada questão. Comece pela parte que possui maior facilidade. Assim o aluno ganha tempo e confiança para fazer o restante da prova. Nunca esqueça, no caso das objetivas, de separar o tempo para preenchimento do cartão resposta.

CA - Existem fórmulas de memorização?

Renato Pellizzari -
Existem sim. Resumos feitos pelo próprio aluno e relidos com frequência podem ajudar.

CA - O que está por trás da interpretação de texto? Como é possível dissecar um enunciado?

Renato Pellizzari -
Leia antes o que está sendo pedido na questão. Durante a leitura do texto, vá sublinhando tudo que você acredita estar relacionado com o que foi pedido. Quando há tempo, o ideal é ler duas vezes.

CA - A tentação é procurar aprender tudo o que ainda não se sabe às vésperas da prova. Essa overdose de informação pode sobrecarregar a cabeça ou até prejudicar o seu desempenho na prova?

Renato Pellizzari -
Com certeza. Por isso, o planejamento no ano do vestibular é o mais importante. Às vésperas da prova, o ideal é revisar os assuntos já estudados e descansar.

CA - Qual deve ser a rotina de um aluno do 3º ano do Ensino Médio, candidato a vestibular?

Renato Pellizzari -
Seu planejamento diário deve contar com aulas (colégio), estudo diário em casa, leitura de periódicos, atividade esportiva (caminhada, corrida, natação etc.), boa alimentação e boa noite de sono.

CA - Quase gabarito as questões que respondo, mas nunca consigo chegar ao final da prova. O que devo fazer?

Renato Pellizzari -
Com exceção do Enem, os vestibulares costumam ter um bom tempo para a realização das provas. No entanto, é preciso acompanhar o tempo de prova. Para administrá-lo, nunca deixe de levar um relógio. Calcule antes o tempo que você possui para cada questão.

CA - Dizem que o meu problema é não saber organizar o tempo e planejar os estudos. Existe uma fórmula para o sucesso?

Renato Pellizzari -
A única fórmula para todo processo seletivo é PLANEJAMENTO e DISCIPLINA. Você conhece suas deficiências, sabe o que tem que ser estudado e o tempo que possui.

CA - Minha duvida é com relação a escrever durante a aula ou escutar e prestar atenção ao professor. O que funciona mais?

Renato Pellizzari -
Cada pessoa desenvolve uma forma de absorver as informações. Lendo, escutando, escrevendo. Procure o seu equilíbrio. Para os que preferem prestar atenção, copie depois o caderno de um bom aluno que prefira escrever.

CA - A Internet ajuda o aluno para o vestibular? Como utilizar a web como ferramenta de aprendizado?

Renato Pellizzari -
Claro que sim. Hoje em dia a quantidade de informações na web é impressionante. Peça aos professores que indiquem sites confiáveis em suas respectivas disciplinas. Em relação às atualidades, o aluno pode ler quantos jornais ele quiser.

CA - Para melhorar o desempenho em humanas, é recomendável fazer fichamento das disciplinas?

Renato Pellizzari -
Sem dúvidas. Além de fazer os fichamentos, o aluno deve relê-los até dominar o conteúdo.

CA - Tirar o fim de semana para estudar é uma aposta inteligente?

Renato Pellizzari -
Se o aluno não estiver estressado com os estudos e puder tirar o final de semana para se organizar, estudando algo que esteja atrasado, não há problema nenhum. Só devemos lembrar que todo exagero é prejudicial.

CA - Quais as premissas de um bom estudante?

Renato Pellizzari -
Um bom estudante, antes de tudo, deve estabelecer suas prioridades. Ter certeza de que ele quer passar no vestibular. O planejamento é o segundo passo. Além de disciplina para encarar um ano muito cansativo, mas que tem tudo para ser recompensante.

CA - Quais os maiores inimigos dos vestibulandos?

Renato Pellizzari -
Falta de disciplina. Se tiver disciplina não haverá estresse, cansaço, desgaste físico e mental...

(FONTE: CONEXÃO ALUNO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário