CORDEIRO LANÇA PROGRAMA DE CONTROLE DO ALCOOLISMO
Projeto será financiado pelo Ministério da Saúde, que já depositou os recursos para a prefeitura.
Com o objetivo de controlar moléstias não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes, estresse, acidentes e lesões, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e outros fatores de riscos de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde de Cordeiro deu início ao PRODANT (Programa de Controle das Doenças e Agravos Não Transmissíveis).
Como as ações específicas deste programa permitem anualmente projetos que abordem os temas e concorram a financiamentos a nível nacional, o Governo do Estado solicitou que os municípios interessados construíssem projetos para concorrer a verbas nacionais. A equipe da saúde cordeirense decidiu apresentar projeto voltado para as consequências do consumo do álcool na cidade, especialmente em jovens e adolescentes. O projeto foi construído e enviado ao Ministério da Saúde em Brasília.
Em Dezembro de 2008, saiu a portaria com os projetos contemplados e financiados pelo Ministério da Saúde, na qual constava o projeto cordeirense. Em Janeiro de 2009 foram depositados, na Conta do Fundo Municipal de Saúde, R$52.657, 00 para a realização do mesmo.
O Projeto para a Redução do Consumo do Álcool em Adolescentes e Jovens de Cordeiro foi iniciado com base nos dados alarmantes sobre o consumo de álcool no município por indivíduos da faixa etária alvo, especialmente porque os especialistas afirmam que o cérebro dos adolescentes, em rápido desenvolvimento, fica programado para ligar o álcool ao prazer. Lamentavelmente a pesquisa indica que, aos sete anos de idade, a maioria das crianças já experimentou bebida alcoólica.
Segundo informações colhidas no Hospital Antonio Castro, relacionadas ao atendimento de jovens alcoolizados, o mesmo não oferece uma amostragem segura. O fluxo de informação não é fidedigno, mascarando o atendimento com outros sintomas. “Cordeiro é um município com poucas opções de lazer saudável e grande oferta de bares e festas intituladas de “baladas”, onde o chamariz é o álcool”, coloca Gláucia Villa Nova, psicóloga e coordenadora do PRODANT.
Construção e formatação do projeto
A coordenação do programa entende que a repreensão poderá apenas agravar o problema, uma vez que já necessitando do álcool como subsídio para sua sobrevivência, o adolescente está precisando de ajuda e se ele entender que sua ajuda esta vindo em forma de punição, com toda a certeza, irá se defender. A ideia é demonstrar interesse em compreender estas mudanças, procurar analisar os problemas e enfrentamentos, oferecer opções de lazer diversificadas, acompanhar de perto o dia-a-dia, enfim, se envolver na construção do mundo dos adolescentes e dos jovens.
Um dos objetivos é criar e desenvolver nas escolas que trabalham com adolescentes e jovens um grupo de atuação denominado GARRA - Grupo de Ação Radical para Redução do uso do Álcool, com utilização de jovens capacitados por profissionais especializados dos setores público e privado. Cada GARRA será monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde e demais parceiros do projeto.
FONTE: Site da Prefeitura Municipal de Cordeiro - 20/03/2009 - 18:54:43
OUTUBRO DE 2009
O I.E.I.A. PARTICIPANDO DO PRODANT
Durante três dias consecutivos o Instituto de Educação Inocêncio de Andrade participou, junto a outras escolas do município, de atividades relacionadas à formação do grupo GARRA, no qual nossos jovens foram capacitados por diferentes profissionais. Cada escola, composta por dez alunos e um coordenador, criou e vai colocar em prática um projeto de ação que envolva toda a comunidade escolar, para prevenção e redução do alcoolismo, ainda em 2009.
OFICINAS
PALESTRAS - EIXO CORPO E SAÚDE
ACORDO DE CONVIVÊNCIA - ESTABELECENDO REGRAS
ALGUNS DOS COORDENADORES DO PROGRAMA NO MUNICÍPIO
PROFESSORES COORDENADORES DOS PROJETOS NAS ESCOLAS
DINÂMICAS
ENTREGA DOS CERTIFICADOS
GRUPO GARRA DO I.E.I.A.
GRUPO PSPE-DROGAS PARTICIPANDO DO PRODANT.
Alunos do I.E.I.A., da E.M.Z,J.R, da E.M.J.P.C e do C.E.A.P.
ACIMA ESTÃO TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, EM VÍDEO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário