terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bolsas de estudo e financiamentos estaduais


As pessoas que não tiveram oportunidade de cursar uma universidade pública, nem condições financeiras para arcar com as mensalidades de instituições particulares podem contar com as bolsas de estudo e linhas de financiamento oferecidas por iniciativas do Estado brasileiro , como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Além dessas oportunidades, o estudante também pode procurar financiamentos e bolsas de estudo oferecidos pelos governos estaduais e universidades privadas.

Programas estaduais

Milhares de universitários de todo o estado de São Paulo dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família/Bolsa Universidade, que concede bolsas de estudo a alunos matriculados em uma das 234 faculdades particulares conveniadas ao programa. Em retribuição ao pagamento da mensalidade escolar, o bolsista deve atuar, aos finais de semana, em atividades recreativas e educativas (dança, música, informática, idiomas e campanhas de saúde preventiva) em escolas da rede pública. Para fazer a inscrição e conhecer a lista completa das faculdades conveniadas, basta acessar o site do Escola da Família.

O Distrito Federal também oferece ajuda financeira ao estudante que não tem condições de arcar com as mensalidades para concluir o curso universitário. O programa Bolsa Universitária concede bolsas a alunos com renda familiar de até três salários mínimos e que morem há mais de cinco anos no estado. Saiba mais clicando no item do programa no site da Secretaria de Desenvolvimento e Transferência de Renda.

Os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino também podem ganhar bolsas de estudo para faculdades e universidades do estado do Espírito Santo. O programa Nossa Bolsa oferece bolsas integrais e parciais para pessoas com renda familiar menor que três salários mínimos e que tenham tirado nota maior que 40 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, acesse o site do Nossa Bolsa.

O estado de Santa Catarina também oferece bolsas de estudo aos catarinenses que não podem pagar as mensalidades das faculdades e universidades particulares. Em troca, o estudante deve prestar serviços comunitários. Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado da Educação.

No Rio Grande do Sul, o governo do estado mantém o Programa de Crédito Educativo (Procred), que oferece até 50% do valor da matrícula e das mensalidades do semestre em curso nas faculdades e universidades privadas. O benefício pode custear toda a faculdade e deve ser pago após a formatura, em valores atualizados. Saiba mais clicando aqui.

Outros estados brasileiros também mantêm programas de financiamento e concessão de bolsas de estudos para estudantes de instituições particulares de ensino superior. Procure a Secretaria de Educação de seu estado e se informe sobre as iniciativas mantidas pelo governo estadual.

Universidades

As faculdades e universidades privadas mantêm seus próprios programas de financiamentos e concessão de bolsas de estudos restituíveis (semelhantes ao financiamento estudantil) ou filantrópicas (não é necessário devolver o valor da bolsa). Procure a instituição de seu interesse e se informe sobre os programas de incentivo aos estudantes de baixa renda.

Julio Cesar Paes

06/01/2010 12:35 - Portal Brasil


Bolsas de Estudo


Cursar uma faculdade é o sonho de muitos estudantes que vêem a universidade como a principal chance para melhorar de vida, afinal, o mercado de trabalho atual é bastante exigente e quem não passa pela academia fica atrás na corrida por um bom emprego. Mas as vagas em instituições públicas são escassas e muitas vezes passam à frente aqueles que tiveram oportunidade de estudar e se preparar melhor em escolas particulares.

Se depois da maratona de provas em universidades públicas você não conseguiu aprovação é hora de partir para o “plano B”, a faculdade particular. O preço exorbitante das mensalidades tem deixado estudantes fora das instituições, mas a boa notícia é que o valor alto dos cursos pode ser amenizado com o auxílio de bolsas ou financiamentos.

Além do Programa Universidade Para Todos (ProUni), já explorado pelo Vestibular Brasil Escola, existem outras possibilidades de auxílio ao estudante do ensino superior. Nesta seção você ficará por dentro das principais formas de abatimento no valor da mensalidade.

Bolsas Específicas

As universidades públicas oferecem programas de bolsas para atender estudantes de baixa renda familiar, geralmente estes auxílios contemplam as necessidades de alimentação e moradia.

Regras

A bolsa carência é concedida a alunos comprovadamente carentes e garante a gratuidade, integral ou parcial, das despesas com alimentação dentro da instituição durante o período letivo. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oferece o benefício a estudantes que estagiam no Campus Universitário com uma carga horária de 12 horas semanais. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), os alunos bolsistas desenvolvem atividades nas áreas administrativa, de ensino ou de pesquisa, num total de 6 horas ou 4 horas semanais, para bolsa integral ou parcial, respectivamente.

Outras instituições como a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizam restaurantes subsidiados, que oferecem refeições bem mais em conta, são os Restaurantes Universitários (RU) que atendem os alunos classificados no Programa de Bolsa Alimentação.

Alunos que apresentam rendimento escolar comprovadamente satisfatório e auxiliam os professores em tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e trabalhos escolares, nas realizações de trabalhos práticos e experimentais, compatíveis com o grau de conhecimento e experiência na disciplina, são contemplados pela monitoria remunerada.

Existe ainda a possibilidade de solicitar moradia em alojamentos através do programa de Bolsa Moradia. A opção é para estudantes que vêm de fora e não têm condições de pagar aluguel. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) possuem instalações nos seus próprios campi.

Seleção

Para pleitear as bolsas, o estudante deve procurar a secretaria da instituição onde estuda ou pretende ingressar para saber das normas e prazos definidos para cada tipo de benefício, sendo a situação dos solicitantes avaliada considerando-se os indicadores socioeconômicos.

Em face das restrições financeiras pelas quais vem passando as universidades públicas brasileiras, os estudantes devem prevenir-se para um período de espera entre a entrada e a concessão do pedido, que pode demorar de um a dois semestres letivos.

vestibular.brasilescola.com/bolsas-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário