Colégio de Duque de Caxias aponta o caminho para o sucesso no Saerjinho
O Colégio Estadual Adelina Castro, de Duque de Caxias, desenvolveu um método para ter sucesso nas avaliações internas e externas de desempenho. Logo na primeira prova de 2011, o Saerjinho, realizada no último dia 13 de abril, a eficácia das medidas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática foi testada e comprovada: a escola apresentou um resultado acima da média em relação às demais instituições do estado. O trabalho, que resultou em alta adesão dos alunos ao Saerjinho e em boas notas, teve início nos primeiros dias do ano letivo, com a revisão de questões de provas anteriores e aulas de apoio no contraturno.“O que nos ajudou muito foi o projeto Mais Educação. Nós temos um professor de Matemática e Português que fica disponível para os alunos durante todo o dia. Além disso, os professores das disciplinas fizeram um trabalho paralelo de orientação nas aulas regulares”, explica o diretor adjunto Kurtiss Couto.O resultado positivo motiva a equipe escolar a dar continuidade ao ritmo mais intenso de estudo. O objetivo agora é repetir o feito no próximo Saerjinho, a ser realizado nesta quarta-feira, dia 29 de junho. A fim de manter o foco dos estudantes, os professores utilizam um datashow durante as aulas preparatórias. A professora de Língua Portuguesa Maria de Fátima Riguete também costuma dividir os alunos em duplas para revisar 24 questões das duas edições anteriores do Saerjinho.“Vou distribuindo as questões aleatoriamente até eles resolverem um total de 24. O Saerjinho avalia os conhecimentos já adquiridos. Nós colocamos no datashow os conteúdos que eles já viram e trabalhamos os enunciados das provas. Desta forma, não vemos dificuldades”, detalha Maria de Fátima. A direção da escola foi até as salas para parabenizar os alunos que fizeram a prova e incentivá-los a realizá-la novamente. Como o desempenho na estreia foi positivo, a expectativa é que a segunda avaliação de 2011 tenha a mesma adesão. Alunos, pais e todo o corpo docente estão confiantes. Andreza Luzia Soares Pereira, de 16 anos, no primeiro ano do Ensino Médio, não se incomoda de ser avaliada bimestralmente pelo Saerjinho. “Não temos dificuldades no Saerjinho porque somos bem preparados no Adelina Castro. Eu já tinha visto todas as matérias. A gente faz uma revisão antes da prova e várias no decorrer do ano, para prestarmos outros concursos”, explica a aluna. A superintendente de Avaliação e Acompanhamento da Seeduc, Vânia Machado, lembra que um dos critérios do sistema de bonificação por resultados é a participação das escolas em todas as avaliações externas. Uma escola com resultado bom no Saerjinho demonstra que os professores cumpriram os objetivos e que os alunos estão se dedicando. “A educação está acontecendo nessa escola como tem que acontecer. Os professores ensinam e os alunos aprendem. Eles devem continuar com o mesmo empenho para também se destacar no Saerj. Não apenas para se destacar, mas para que a educação aconteça da forma como os alunos merecem. As avaliações são instrumentos para medirmos isso, mas o objetivo final é a aprendizagem”, conclui Vânia.
28/06/11
Por Ana Paula Verly
CONEXÃO PROFESSOR
Parabéns pelo sucesso!
ResponderExcluirAchei muito interessante o trabalho de vocês.
Um abraço.