segunda-feira, 11 de julho de 2011

AGOSTO É O MÊS DOS PAIS



Como o professor precisa de tempo para se organizar, já estamos postando ideias para as lembrancinhas do dia dos pais.


Para recadinhos


Estojo



Cartão




Chaveiros


Porta retrato






Para o dia dos Pais




Algumas atividades:

Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima. Pergunte às crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos.

- Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê;

- Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas (é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos) representando o pai triste, zangado ou alegre;

- Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna;

- Monte mural ou cartazes;

- Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;

- Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;

- Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para os pais, como marcadores de página, em que as crianças desenham e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele;

- Trabalhar a figura humana do pai, Orar pelos Papais ;


- Cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho livre ou pintura, ligados ao tema.

-Sugestão - Música:

AO PAPAI EU OFEREÇO
(Melodia: Namoradinha de um amigo meu - canção de Roberto Carlos )

Ao papai eu ofereço
Todo o carinho do meu coração
Você que me alegra a vida
Precisa receber a minha gratidão
Dom, Dom, Dom, Dom!

Um dia eu nasci
Aprendi a falar
E você vai ter que me escutar

Vou esperar mamãe
E eu vou lhe falar
Que você é gente fina
E que pra sempre eu hei de te adorar
Que você é gente fina
E que pra sempre eu hei de te adorar!


PAPAI MEU AMIGÃO


(Melodia:No ritmo de ciranda cirandinha)

Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar

Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu grande campeão





Poemas


Para o meu papai amado

Um presente fui comprar.

Mas, na loja não havia

O amor que quero dar!



"Escute,Papai do Céu

Um pedido que lhe fiz:

Ao meu papai dê saúde

E uma vida feliz!"



"Neste dia,papai

Eu quero, de coração,

Dar-lhe um beijo e um abraço

Em sinal de gratidão."



Neste domingo de agosto,

Com todo afeto e carinho,

Quero abraçar, com amor,

Meu querido Papaizinho.



"Ao Papai de coração

Eu desejo, neste dia

Muitos anos de existência

Saúde, paz e alegria!"



“O dia do papai vai chegar, e um lindo presente quero comprar”.

Fui nas lojas olhei, olhei, mas nada encontrei...

O presente do papai, não há dinheiro no mundo que possa comprar.

O que vou lhe ofertar?

Ah! Já sei...

O melhor presente é o meu carinho, meu amor e minha dedicação.
A ele entregarei o meu coração”



MISSÃO DOS PAIS


(pode ser usado como mensagem)

Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.
Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.
Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.
Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.
Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.
Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.
Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa.
tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.
Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.
Ele é a semente que plantarás. o teu cuidado com ele irá refletir em tua colheita.
Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido. Se lhe deres tempo, farás dele um amigo. Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.
Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI.

"Aquilo que o homem semear, isto também ceifará."
Gálatas 6:7


Outras ideias...


*Podemos preparar todo pátio com vários painéis: um com fotografias de todos os pais da sala, outro com recorte e colagem de presentes que os filhos gostariam de dar aos pais, outro com desenhos livres para o papai, outro com o desenho da figura do pai, tudo com a identificação do filho.



FONTE:http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/07/fiz-uma-coletnea-da-internet-e-postei.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário