O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INOCÊNCIO DE ANDRADE em seu blog busca a interação de seus alunos com outras unidades de ensino e a divulgação de suas atividades.
domingo, 31 de julho de 2011
Caminho para o sucesso no Saerjinho
segunda-feira, 11 de julho de 2011
AGOSTO É O MÊS DOS PAIS
Algumas atividades:
Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima. Pergunte às crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos.
- Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê;
- Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas (é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos) representando o pai triste, zangado ou alegre;
- Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna;
- Monte mural ou cartazes;
- Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
- Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
- Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para os pais, como marcadores de página, em que as crianças desenham e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele;
- Trabalhar a figura humana do pai, Orar pelos Papais ;
- Cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho livre ou pintura, ligados ao tema.
-Sugestão - Música:
(Melodia: Namoradinha de um amigo meu - canção de Roberto Carlos )
Ao papai eu ofereço
Todo o carinho do meu coração
Você que me alegra a vida
Precisa receber a minha gratidão
Dom, Dom, Dom, Dom!
Um dia eu nasci
Aprendi a falar
E você vai ter que me escutar
Vou esperar mamãe
E eu vou lhe falar
Que você é gente fina
E que pra sempre eu hei de te adorar
Que você é gente fina
E que pra sempre eu hei de te adorar!
PAPAI MEU AMIGÃO
(Melodia:No ritmo de ciranda cirandinha)
Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar
Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu grande campeão
Poemas
Para o meu papai amado
Um presente fui comprar.
Mas, na loja não havia
O amor que quero dar!
"Escute,Papai do Céu
Um pedido que lhe fiz:
Ao meu papai dê saúde
E uma vida feliz!"
"Neste dia,papai
Eu quero, de coração,
Dar-lhe um beijo e um abraço
Em sinal de gratidão."
Neste domingo de agosto,
Com todo afeto e carinho,
Quero abraçar, com amor,
Meu querido Papaizinho.
"Ao Papai de coração
Eu desejo, neste dia
Muitos anos de existência
Saúde, paz e alegria!"
“O dia do papai vai chegar, e um lindo presente quero comprar”.
Fui nas lojas olhei, olhei, mas nada encontrei...
O presente do papai, não há dinheiro no mundo que possa comprar.
O que vou lhe ofertar?
Ah! Já sei...
O melhor presente é o meu carinho, meu amor e minha dedicação.
A ele entregarei o meu coração”
MISSÃO DOS PAIS
(pode ser usado como mensagem)
Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.
Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.
Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.
Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.
Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.
Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.
Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa.
tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.
Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.
Ele é a semente que plantarás. o teu cuidado com ele irá refletir em tua colheita.
Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido. Se lhe deres tempo, farás dele um amigo. Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.
Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI.
"Aquilo que o homem semear, isto também ceifará."
Gálatas 6:7
Outras ideias...
*Podemos preparar todo pátio com vários painéis: um com fotografias de todos os pais da sala, outro com recorte e colagem de presentes que os filhos gostariam de dar aos pais, outro com desenhos livres para o papai, outro com o desenho da figura do pai, tudo com a identificação do filho.
DIA DO AMIGO
Dia do Amigo - Lembrancinha.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
12 de julho - Dia do ENGENHEIRO FLORESTAL
Reflorestamento é campo de atuação da profissão
No dia 12 de julho é comemorado o dia do engenheiro florestal, um profissional que trabalha pela manutenção da preservação da natureza.
Os engenheiros florestais protegem as formações de florestas através de conhecimentos da biologia, ecologia e das produções industriais de produtos das florestas, como de móveis, de carvão e de papel e celulose. Além disso, pesquisam e planejam quais as melhores formas de explorar os recursos da natureza, das florestas, garantindo o reflorestamento natural ou plantado pelo homem; fazem inventários florestais, com pesquisas das espécies encontradas em cada região e das características de cada espécie; desenvolvem pesquisas sobre a produção e a qualidade das sementes e mudas; tudo isso visando o menor risco ambiental possível.
Esses profissionais cuidam dos reparos dos desgastes e destruições causadas pelo homem, que mantém atividades predatórias nas florestas e destrói suas extensões; recuperando grandes áreas e melhorando a qualidade de vida de animais e do próprio homem.
Em razão da degradação ambiental, os engenheiros florestais atuam, hoje em dia, visando à conservação dos ecossistemas, onde propõem e sugerem técnicas de manejo florestal de sustentabilidade.
Através da manobra florestal, os engenheiros florestais controlam o plantio de madeiras e outros produtos vegetais, garantindo que não sejam destruídas as belezas naturais de várias regiões do país. Com o aumento das indústrias de papel e celulose no Brasil, a fiscalização desse setor ficou ainda mais rígida, tarefa atribuída a esses profissionais.
O homem necessita do ambiente em que habita, e com isso a engenharia florestal teve seu campo de atuação ampliado para garantir a preservação desses ambientes, podendo atuar também nos setores governamentais, agências de certificação ou como consumidores independentes.
A primeira escola de engenharia florestal implantada no Brasil surgiu em Viçosa, no ano de 1960, sendo transferida para Curitiba em 1963, e se desenvolveu a partir de 1971, em razão de convênios com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Universidade Albert-Ludwig, da Alemanha.
A partir de 1973, a faculdade inseriu em sua grade de cursos as especializações e os mestrados em Engenharia Florestal do Brasil, o doutorado na área surgiu apenas a partir de 1982.
Ser engenheiro florestal nos dias de hoje é muito difícil, pois a destruição dos recursos naturais acontece a todo instante. Contudo, aqueles que se especializaram em gestão ambiental atuam na inconstante busca pela melhoria da vida no planeta.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
02 de julho - Dia do Bombeiro
Bombeiros – profissionais preparados para salvar vidas
No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.
A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.
Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.
Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.
A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.
Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.
Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.
Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações.
Esse trabalho é muito importante, pois através da prevenção levam para os estudantes orientações que podem evitar acidentes, tornando-os mais responsáveis em suas atitudes.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola