domingo, 29 de maio de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS 2011



O I.E.I.A. promoveu, nos dias 27 e 28 de maio, a sua III Feira de Ciências . O objetivo foi "proporcionar a valorização da criatividade, atitude cientifica, tecnológica e suas aplicações, interagindo escola e comunidade em geral, concretizando habilidades e competências adquiridas nas diversas áreas de conhecimento ". E, foi um sucesso!

Foram apresentados diversos trabalhos, com diferentes temas como: Sustentabilidade, reciclagem, Energia alternativa, problemas Ambientais, Alimentação saudável, Dengue, Educação para o trânsito, Importância das florestas e mata ciliar, Mata Atlântica, Amazônia, Polinização, Metamorfose, Sistema Solar, tecnologia, saúde, experimentos, a matemática em nosso cotidiano e muito mais.

Criatividade foi o que não faltou aos pequenos.

Aplicando a interdisciplinaridade na Educação para o trânsito:











Um jardim foi o espaço planejado na sala de aula, para a exibição e apreciação de plantas e outras formas de natureza. Com criatividade, temas como polinização e metamorfose foram abordados.









Experimentando e descobrindo








Brincando com a Matemática






Aguardem mais fotos!



A nossa escola, enquanto Instituto de Educação, busca formar professores que estabeleçam formas criativas de ensino-aprendizagem, que realizem um trabalho mais integrado e interdisciplinar, que desenvolvam capacidades de inovar e proporcionem a maior proximidade possível do processo ensino-aprendizagem com o contexto social.

"Não se formam gestores e professores inovadores com oficinas e cursos de formação tradicionais. A escola precisa urgentemente de difusão de modelos viáveis de sucesso, de práticas inovadoras simples, acessíveis, adequadas para a situação em que a escola está."

Os alunos do curso normal inovaram, foram ousados e, orientados pelos seus professores, fizeram um belo trabalho de ensino-aprendizagem nesta Feira de Ciências. Parabéns a todos!

Jogando com o Meio Ambiente _ SUSTENTABILIDADE






Bumbódromo - Amazônia


Nesta sala abordamos o tema Meio Ambiente através do folclore de Parintins. Um belo trabalho do 4º ano normal!

"A festa do Boi-bumbá, ou Festa do Boi, ou ainda Brincadeira do Boi , tem sua origem no Nordeste do Brasil, onde derivou de outra Dança típica de lá, o Bumba-meu-Boi. Com as constantes imigrações de Nordestinos para a Região Norte do Brasil , em especial para o Estado do Amazonas, houve também a imigração de manifestações culturais como o Bumba -meu- Boi que logo foi assimilado pela população e ganhou aspecto local."

A FESTA DO BOI-BUMBÁ

"O Boi-bumbá tem sua história idêntica ao Bumba-meu-boi , é uma espécie de ópera popular, cujo enredo não varia muito entre os inúmeros grupos de Boi-Bumbá existentes mas, basicamente, desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que tinha um boi de raça, muito bonito, e querido. As apresentações dos bois em Parintins desenvolvem-se de acordo com um enredo que conta a história do Negro Francisco, funcionário da fazenda, e sua mulher Catirina. Catirina fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi. Negro Francisco fica desesperado. Com medo de Catirina perder o filho que espera, caso o desejo não seja atendido, resolve roubar o boi de seu patrão para atender ao desejo de sua mulher.

Então, segundo o enredo, Negro Francisco mata o boi preferido do patrão.

O amo descobre e manda os índios caçarem Negro Francisco, que busca um pajé para fazer ressuscitar o boi. O boi renasce e tudo vira uma grande festa."

Esta história foi encenada pela turma 4001:


"Um dos grandes marcos para a divulgação do Boi-Bumbá foi a grandiosa festa dos bois de Parintins, realizado na Cidade de Parintins cerca de 400 Km de Manaus, no Amazonas. Esta festa acontece desde 1913, no mês de julho. O imaginário indígena e figuras religiosas como pajés e feiticeiros foram incorporados às tradições da festa. Por isso, durante o Festival Folclórico de Parintins, a cidade é chamada de “ilha Tupinambarana” e os Bois Garantido e Caprichoso se apresentam no Bumbódromo. "

Os bois, Garantido e Caprichoso, abrilhantaram nossa Feira.


" O Boi vermelho e branco, o
Garantido, disputa todos os anos contra o boi Caprichoso, azul e branco, a consagragação no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas."

FONTE DE PESQUISA: www.boigarantidoecaprichoso.blogspot.com/

Aqui, na nossa escola, não faltou torcida. Algumas crianças torciam para o boi Garantido...


... e outras para o boi Caprichoso.


"Nas ribeiras do meu Amazonas
Vive uma meiga cabocla
Emoldurando a arte perfeita
Que se faz com amor..."

A cabocla Tecelã conversou com as nossas crianças, ressaltou a importância das Florestas e os cuidados que temos que ter com elas.

Parabéns a todos, professores e alunos, pelo trabalho!




SUSTENTABILIDADE

Os alunos do 3º ano normal simularam, na sala de aula, uma área rural com criação de coelhos, galinhas, patos e outros animais, casa sustentável, plantações com adubação orgânica, benefícios dos alimentos orgânicos, técnicas de irrigação do solo, solo ideal para a agricultura e demais atividades ligadas ao campo.










A turma 3001 organizou vários jogos na fazenda para as crianças se divertirem. As crianças brincaram de boliche, pescaria, amarelinha e muitas outras brincadeiras dos "velhos tempos", pois à medida que os tempos evoluiram, as brincadeiras também se modificaram.



O 1º ano abordou diferentes temas ligados à área de Saúde e Meio Ambiente.


Sexualidade do adolescente - DSTs












Dengue







Mata Atlântica







Biocombustíveis





Mata Ciliar





Extraindo o DNA do morango




ESQUETE TEATRAL - ANIMAÇÃO CULTURAL





IGREJA E FAMÍLIA TÊM PAPEL FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS.
A participação dos familiares no nosso trabalho é e sempre foi fundamental. Muitas escolas do município, muitos pais, familiares e amigos visitaram nossa Feira. Alguns pais ajudaram até mesmo na arrumação.
Parabéns a todos os familiares que participam deste processo de ensino-aprendizagem!


Palestras
Palestras para os alunos:

Palestra para os pais:

A escola e a família

A professora e psicóloga Simone Cunha destacou a importância da família no comportamento do adolescente, conversou sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Tivemos, nesta palestra, a participação de pais e alunos.



Os alunos do 1º e 2º anos participaram com uma peça de teatro:


Além da Simone, a Ivana - professora e psicóloga - também foi palestrante nesta reunião.





Aguardem mais fotos!










2 comentários:

  1. Parabéns IEIA!
    São atitudes como estas que valorizam a Educação.
    Amei as fotos, provas de um trabalho bem elaborado e participativo.
    Avante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os alunos do ensino normal pela responsabilidade e dedicação neste projeto!

    ResponderExcluir