quarta-feira, 25 de maio de 2011


O Globo

Reitores da UFRJ e UFF já admitem aderir 100% ao Enem em 2012

Plantão | Publicada em 24/05/2011 às 09h16m

Lauro Neto

  • R1
  • R2
  • R3
RIO - O Enem acontece nos dias 22 e 23 de outubro, e as inscrições já estão abertas pelo site www.enem.inep.gov.br até as 23h59m do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é R$ 35. O Inep espera um total de 6 milhões de inscritos para esta edição. O MEC também confirmou que, a partir de 2012, haverá duas edições do Enem, a primeira confirmada para 28 e 29 de abril. No Rio, a Unirio e a Rural já usam o exame como forma única de acesso aos cursos de graduação. A tendência é que UFRJ e UFF também substituam seus vestibulares, mais cedo ou mais tarde, pelo Enem.

LEIA TAMBÉM:Enem terá selo do Inmetro

MUDANÇA:Unicamp usará nota do Enem como bônus no resultado final de seu vestibular

REGRAS:MEC publica edital do Enem 2011

SEGURANÇA:Impressão das provas terá monitoramento eletrônico para evitar erros

Carlos Levi, novo reitor da UFRJ, que toma posse em julho, já manifestou sua vontade de aderir 100% ao Enem já neste ano, só não sabe se haverá tempo hábil de o Conselho Universitário votar a decisão. Roberto Salles, reitor reeleito na UFF, diz que a federal de Niterói manterá os 20% de vagas destinadas ao Enem para este ano, mas deve substituir o vestibular pelo exame em 2012, se tudo correr bem nesta edição.

- Por enquanto, vamos continuar com o mesmo percentual de 20% no Sisu, mas confiamos plenamente na Malvina Tuttman (presidente do Inep), e, nós reitores, estamos fazendo um trabalho para tentar melhorar o sistema. Se não houver problemas no Enem e o resultado deste ano for o esperado, em 2012 deveremos passar a 100% - prevê Salles.

Enquanto isso não acontece, conheça os principais pontos do edital do Enem deste ano.

INSCRIÇÃO: - Ao se inscrever, o candidato deve fornecer o número do CPF e do documento de identidade. Estudantes com necessidades especiais devem informar sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deve indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados.

TAXA: - No ato de inscrição é emitida uma guia que deve ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. O pedido de isenção de taxa deve ser feito durante a inscrição. Poderão solicitar o benefício, alunos que vão concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública e pessoas que comprovem baixa renda familiar.

SENHA: - O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Esses dados são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

PROVAS: - Terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizados os testes de Ciências Humanas e suas tecnologias, e de Ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23 será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. A prova do primeiro dia terá 4h30 de duração. A do segundo, 5h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. Quem não tiver, deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido há no máximo 90 dias da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

PEDIDO DE REVISÃO: - O candidato terá um tempo para revisar todo material do exame. Caso o estudante note alguma coisa errada deverá imediatamente comunicar ao fiscal de prova.Segundo a presidente do Inep, Malvina Tuttman, não será concedido pedido de revisão de prova e também não serão aceitos recursos contra questões do exame.

CORREÇÃO DA REDAÇÃO: - A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Quando houver discrepância superior a 300 pontos na nota de cada avaliador, um terceiro dará a nota final.

GABARITOS: - Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até três dias após a realização do exame.

Siga no Twitter: @OGlobo_Educacao



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/05/24/reitores-da-ufrj-uff-ja-admitem-aderir-100-ao-enem-em-2012-924526753.asp#ixzz1NMf25oBl

Nenhum comentário:

Postar um comentário