sábado, 16 de outubro de 2010

15 de outubro - DIA DO PROFESSOR

Professor, o artesão do ensino

Dia 15 de outubro. Dia do Professor. Feriado nacional. Imagine que isto teve início no ano de 1827, quando foi criado um Decreto sobre Ensino Elementar no Brasil. O decreto determinava que todas as cidades deveriam ter suas escolas, seu ensino descentralizado, ministrando as principais disciplinas necessárias ao aprendizado. Em São Paulo, 120 anos depois, houve a primeira comemoração do Dia dos Professores. O sucesso da celebração foi tão grande que este dia passou a ser comemorado em outras cidades e em outros países. A partir de então, criou-se o Decreto nº 52.682/63 que declara, oficialmente, o dia 15 de outubro feriado escolar. Dia do Professor. Dia da Educação.

É curiosa a etimologia de ‘educar’. A palavra vem do latim - “educere” -, verbo composto do prefixo “ex”, que significa “fora” + “ducere”, que significa conduzir, levar. Literalmente, educar é ‘conduzir para fora’, ou seja, preparar o indivíduo para o mundo. Ajudá-lo a praticar, experimentar, desenvolver sua inteligência a fim de saber lidar com o novo e saber construir o novo.

Lembro-me da história de um pai que estava em casa, trabalhando em seu escritório quando, de repente, surge seu filhinho, querendo brincar. O pai, sem tempo para atender o garoto, pega um mapa mundi que havia sobre sua mesa, rasga-o dá ao menino e diz: - Filho, toma. Monte este mapa e quando terminar, volte aqui para a gente brincar. Fez isto, certo de que o garoto demoraria tempo suficiente para que ele, o pai, completasse seu trabalho. Qual não foi a sua surpresa, quando dez minutos depois, volta o menino com o mapa totalmente reconstruído! O pai, admirado, pergunta: - Como você conseguiu montar o mapa tão rápido? Ao que o menino responde: - Foi fácil, pai. Quando você estava cortando o papel eu reparei que atrás do mapa tinha um homem. Então, eu fui consertando o homem. E, quando acabei de consertar o homem, vi que eu tinha consertado o mundo.

Eis a tarefa do professor. Consertar o homem para consertar o mundo. Não é uma tarefa das mais fáceis, mas com certeza uma das mais dignas. Não há profissional que não tenha passado pelos bancos escolares. Falar em escola é falar em pessoas, é falar nas complexas dimensões do humano que precisam ser acolhidas pelo afetuoso olhar do professor na sua caminhada educacional em direção à formação dos alunos, desde a Educação Infantil até a Universidade. São espaços do humano: o respeito a si mesmo e ao outro, à vida, à natureza, às etnias, às culturas, às diferenças. Além disto, o conhecimento, a competência, a autoestima, o limite, a solidariedade, a convivência pacífica com o outro na prática social, a retidão, a ética, o afeto. São valores que precisam ser construídos com o mesmo apuro, precisão e delicadeza que tem um joalheiro ao lapidar, com arte, a pedra bruta que tem em mãos.

E as famílias, se conscientes da importância e da complexidade deste trabalho, ao escolherem uma escola para seus filhos têm, por obrigação, respeitar os professores e ensinar seus filhos a respeitarem-nos. A educação é o único alicerce capaz de sustentar uma estrutura econômico-social mais justa, mais humana, mais competente e com maior capacidade de reduzir a miséria e as desigualdades sociais. E o professor é a viga mestra que sustém esta estrutura. Valorizá-lo é a única forma de se cumprir a premissa do menino: consertar o homem para consertar o mundo.

O professor é o artesão do ensino: aquele que, com sabedoria, tem a arte nas mãos, na mente e no coração. Parabéns, professor, artesão na construção de uma sociedade mais justa, mais honesta, mais digna.A professora Marlene Salgado de Oliveira é mestre em Educação pela UFF, doutoranda em Educação pela UNED (Espanha) e membro de diversas organizações nacionais e internacionais.


Artigo enviado por Professora Marlene Salgado de Oliveira 16/10/2010 18:37:14 recadodaprofessora@jornalsg.com.br

FONTE: www.osaogoncalo.com.br


O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INOCÊNCIO DE ANDRADE PARABENIZA A TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO NORMAL POR ESTE DIA DEDICADO À EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário