terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reciclagem

Reciclagem de garrafas PET aumenta no Brasil

06/05/2010

No Brasil, a reciclagem de garrafas de politereflalato de etileno (PET) aumentou cerca de 20 vezes nos últimos 16 anos. Hoje, nosso país é o segundo maior reaproveitador de garrafas PET do mundo, atrás apenas do Japão, e recicla 253 mil toneladas do material. Esse número corresponde a um reaproveitamento de quase 55% de todas as garrafas PET no país. Tais dados foram divulgados no último censo realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).

Após a reciclagem, o material pode ser reaproveitado em brinquedos, utensílios domésticos como baldes e vassouras, objetos de decoração e até mesmo em roupas. Pode ser difícil de acreditar, mas o PET reciclado é capaz de gerar fibras que produzem um tecido forte e macio, que combinado com algodão deixa a roupa ainda mais confortável. Não é à toa que a indústria têxtil é o setor que mais utiliza a matéria-prima e absorveu no último ano 38% do volume de PET reutilizado, de acordo com o censo da Abipet.

Estima-se que as garrafas de politereflalato de etileno levem mais de 500 anos para se decompor na natureza. Neste contexto, a reciclagem evita a extração de novas matérias-primas das fontes naturais e economiza recursos utilizados durante a fabricação de produtos, como água e energia. Segundo a Abipet, a produção de resina através da reutilização do PET, por exemplo, consome apenas 3% da energia necessária para produzir resina virgem.

De acordo com a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), o PET é responsável por 1,4% do lixo urbano do Rio de Janeiro. Além de ser um material de difícil degradação em aterros sanitários, não pode ser transformado em adubo, o que torna a reciclagem a única alternativa para que esse material seja reaproveitado e não descartado na natureza.

Brasil ainda é importador de PET

Apesar do aumento da reciclagem do material no Brasil, o reaproveitamento ainda não satisfaz a demanda do país. Quase metade do PET reciclável ainda é deixado em lixões, aterros ou na natureza, o que nos faz importar o material usado de outros países para utilizar como matéria-prima.

Para mudar este quadro, é necessário que mais empresas e consumidores realizem ações de coleta seletiva e reciclagem do PET. A esperança está no desenvolvimento de programas de conscientização, que incentivem a participação da sociedade.

Atualmente, existe um projeto chamado Rota da Reciclagem, por exemplo, que disponibiliza um roteiro para que a população possa encontrar as iniciativas de reutilização de embalagens Tetra Pak (embalagens longa vida) mais próximas as suas residências. Ainda não existe prática semelhante em relação ao PET, mas ações desse tipo são boas ideias para que todos possam cooperar para um Brasil mais sustentável.


Fonte: Instituto Akatu e Abipet



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Redação - ENEM

DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

Para fazer uma boa redação no ENEM/2009, o estudante deve ficar atento ao que está acontecendo no mundo, pois a maioria das provas focalizam temas atuais e este ano não houve alteração na redação, diferentemente da parte objetiva do exame, que teve o número e o conteúdo das questões ampliados. A redação será igual aos anos anteriores. Não mudaram os critérios. A redação do ENEM é elaborada com o objetivo de avaliar a capacidade do aluno de construir um texto próprio e de ter uma reflexão personalizada.

Por sua experiência com vestibulares e com o Enem, Savioli ( Prof.coordenador de gramática, texto e redação do curso Anglo/SP), divide os temas de dissertação em três grandes áreas:

assuntos que tratam do indivíduo e temas filosóficos - por exemplo, realização profissional, felicidade, amor, paixão, depressão, estresse;
a relação do indivíduo com a sociedade - por exemplo, política, solidariedade, relações de poder, cotas, preconceito racial;
a relação do indivíduo com o universo biofísico - por exemplo, poluição ambiental, utilização de recursos não-renováveis, preservação do meio ambiente.

Ao se preparar para a redação o estudante deve ler bastante temas como educação, saúde, política, conflitos religiosos e raça, para ajudá-lo a formar bons argumentos na hora de redigir o texto. Prestar bastante atenção nas aulas de história, geografia, filosofia, biologia, além de manter-se atualizado com os acontecimentos do mundo atual.


Não esquecer de treinar a escrita, elaborando textos a partir das propostas anteriores do ENEM ou dos vestibulares da UFS, por exemplo.


TEMAS DAS REDAÇÕES DO ENEM DE 1999 A 2008

1999, o candidato que fez Enem teve de escrever uma dissertação sobre "Cidadania e participação social". Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social.

2000 – Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada.

2001 - Refletir sobre "desenvolvimento e preservação ambiental". A pergunta a que o candidato devia responder era: "Como conciliar os interesses em conflito?". No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos.

2002 - A política foi assunto da redação. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:"O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?".

2003 - "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?" O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública.

2004 - Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.

2005 - O trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões.

2006 - O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos.

2007 - O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre "o desafio de se conviver com as diferenças".

2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

Acesse o site: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/ e veja algumas redações prontas.

MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009

Acesse o site: http://educacao.uol.com.br/enem/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

29 de agosto -· Dia do Combate do Fumo


Dia Mundial de Combate ao Fumo
Dia Mundial sem Tabaco
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A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; que constitui-se de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

"O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
O monóxido de carbono (CO) tem afinidade com a hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo. A ligação do CO com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.
A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Além disso, a nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, causando vasoconstricção, acelerando a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial e provocando uma maior adesividade plaquetária. A nicotina juntamente com o monóxido de carbono, provoca diversas doenças cardiovasculares. Além disso, estimula no aparelho gastrointestinal a produção de ácido clorídrico, o que pode causar úlcera gástrica. Também desencadeia a liberação de substâncias quimiotáxicas no pulmão, que estimulará um processo que irá destruir a elastina, provocando o enfisema pulmonar."

Leia mais:
http://www.inca.gov.br/tabagismo/


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

11 de agosto - DIA DO ESTUDANTE


Como nasceu o dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.


O que é ser "Estudante"?

Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?

Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?

Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!

E ser jovem, o que é?

Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?

E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?

Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:

"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."

A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!


Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca


FONTE: www.arteducacao.pro.br

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ENEM 2010


14/07/2010 - 10h40 / Atualizada 14/07/2010 - 10h41

Veja como organizar sua rotina de estudos para se preparar para o Enem 2010

Ana Okada
Em São Paulo

Um cronograma, a compreensão dos pais, metas razoáveis, alimentação saudável, atividades físicas e descanso são elementos que devem fazer parte da vida do jovem que está se preparando para o Enem. "A pessoa tem que ser flexível, se organizar e saber balancear os estudos e as horas de lazer", diz Ana Maria. "[Mas] Não tem uma receita: é uma questão de a pessoa se conhecer, observar o que é bom para ela, em quais momentos ela rende mais", diz.

Cronograma

O cronograma de estudos deve priorizar as matérias em que o estudante vá gastar mais tempo -aquelas em que ele tem mais dificuldade. Segundo o professor Joe Landsberger, que tem um site com dicas de estudos em 35 idiomas, essa é uma boa estratégia: no começo, o candidato estará mais "fresco", com mais energia para a tarefa. No entanto, o estudante ao Enem não deve deixar de estudar nenhuma disciplina, já que todas serão cobradas.

O UOL Educação elaborou um cronograma para ajudar na organização. O modelo traz a divisão dos dias da semana e dos horários e foi baseado em uma planilha feita pelo professor William Douglas, especialista em concursos. No pé da tabela, é possível contar quanto tempo foi gasto em cada atividade.


Uma maneira de definir as prioridades é utilizar o quadro abaixo, baseado em modelo idealizado pelo "guru" de gestão Stephen Covey, mostrado no blog de Roberto Caldeira . De acordo com Covey, nossos afazeres se dividem entre urgentes e importantes. Os urgentes são aqueles que se colocam na nossa frente e para os quais não conseguimos dizer não. Já os importantes são aqueles que realmente fazem diferença.










Estudo e intervalo

Após definir os assuntos a serem estudados, deve-se alternar blocos de estudo, com duração máxima de uma hora, e pequenos intervalos -para um lanche ou um copo de água. "Só não se pode esquecer de voltar para os estudos depois. O intervalo é uma oportunidade para se alimentar, relaxar e ganhar energia para a próxima etapa de estudos", diz Landsberger.

"Quando estuda, o jovem tem que ser realista: nossa atenção não dura 6 horas, não adianta ficar na frente dos livros quando já não estamos prestando atenção. A pausa relaxa e ajuda a focalizar novamente naquilo em que temos que nos concentrar", explica Ana Maria.

Resumos e revisões semanais também são uma boa estratégia para fixar conteúdos, segundo o professor Landsberger. O estudante pode reservar um horário por semana só para isso, adaptando as atividades de acordo com as prioridades -provas, caso o jovem ainda esteja no ensino médio. Identificar fontes que possam ajudá-lo a estudar, como pesquisas na internet ou um amigo que domine mais a matéria, é outra forma de ajuda.

Preparação e trabalho

E se o estudante também trabalhar? Os especialistas ouvidos pelo UOL Vestibular recomendam que esses jovens utilizem o tempo de forma inteligente, aproveitando o período que têm livre durante o transporte, ou durante o almoço, além dos fins de semana e feriados.

"Para quem trabalha é mais difícil, mas ninguém morre de estudar", diz o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do curso Anglo. Ele ressalta que a preparação tem que começar na primeira série do ensino médio. "O problema é que a maioria não estuda para aprender, estuda apenas para passar, e todo mundo fica apavorado depois. O melhor é sentar e estudar", diz.

Ele recomenda treinar com as questões dos anos anteriores e simulados, bem como fazer anotações das aulas. "O aluno não deve só ler a matéria, deve ler, absorver e interpretar, não é só 'leitura de jornal'", afirma.

FONTE: vestibular.uol.com.br

domingo, 25 de julho de 2010

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Conheça as novas regras


ALFABETO
Passará a ter 26 letras, após a incorporação das letras “k”, “w”, e “y”.

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.

ACENTO AGUDO
Não será mais usado nos seguintes casos:
-Nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como assembléia, idéia, heróica e jibóia
-Em palavras paroxítonas, com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: feiúra, baiúca passam a ser grafadas “feiura” e “baiuca”
-Nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com “u” tônico precedido de “g” ou “q” e seguido de “e” ou “i”. Assim, algumas poucas formas de verbos, como “averigúe” (averiguar), “apazigúe” (apaziguar) e “argúem” (arg/[u/u]ir), passam a ser grafadas “averigue”, “apazigue” e “arguem”

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para:

-“pára” (flexão do verbo parar) de “para” (preposição)
-“péla” (flexão do verbo pelar) de “pela” (combinação da preposição com o artigo)
-“pólo” (substantivo) de “pólo” (combinação antiga e popular de “por” e “lo”)
-“pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo) e “pelo” (combinação da preposição com o artigo)
-“pêra” (substantivo – fruta), “péra” (substantivo arcaico – pedra) e “pera” (preposição arcaica).

HÍFEN
Não se usará mais nos seguintes casos:

-Quando o segundo elemento começa com “r” ou “s”, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em “antirreligioso”, “antissemita”, “contrarregra”, “infrasson”.
-Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com “r” – ou seja, “hiper-”, “inter-” e “super-”.
-Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: “extraescolar”, “aeroespacial”, “autoestrada”.

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não será mais usado:
- nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados. A grafia correta será: creem, deem, leem e veem
- em palavras terminadas em hiato “oo”, como “enjôo” ou “vôo”, que se tornam enjoo e voo


Fonte: conexaoprofessor.rj.gov.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alojamentos em universidades - Fique atento!

17/05/2009 - 00h00 - Atualizado em 17/05/2009 - 00h00

Quando estudar longe de casa é um bom negócio

A Gazeta

Carla Nascimento
cnascimento@redegazeta.com.br

Uma vez aprovados em uma universidade federal, os estudantes não terão que pagar mensalidade escolar, mas assumirão despesas como moradia, alimentação, transporte e material didático.

O governo federal sinalizou com uma medida que deve amenizar o problema: vai aumentar a verba de assistência estudantil de R$ 200 milhões para R$ 400 milhões anuais em todo o país.

Antes mesmo da mudança, já é possível encontrar instituições com alojamentos próprios e bolsas que contribuem para a permanência do aluno. O critério para concorrer é sempre o mesmo: a condição socioeconômica da família do aluno. A regra geral prioriza estudantes que se mantêm com renda familiar de até três salários mínimos, ou seja, R$ 1.395,00 por mês.

Na maioria das vezes, a procura é maior do que a oferta. O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio Fernandes Neto, por exemplo, admite que 97 vagas para Bolsa Moradia é pouco. Segundo ele, a intenção é aumentar a oferta do auxílio, assim como o valor oferecido (atualmente de R$ 100).

Na Universidade de Viçosa, Minas Gerais, 82% dos alunos são de outros Estados. Para atender uma demanda tão grande por alojamento, a instituição possui um dos maiores complexos de moradia estudantil do país. No total, são seis prédios com capacidade para 1,4 mil alunos.

O pró-reitor de assuntos comunitários, Derly José Henriques da Silva, explica que ainda há dois restaurantes universitários e atendimento médico gratuito. "Sempre tivemos um sistema de alojamento estruturado. Ele foi criado em 1928 e é o maior, considerando o número de alunos".

Em alguns casos, é preciso pagar uma taxa simbólica para a utilização dos alojamentos. É o que acontece na Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde os estudantes de origem popular pagam por mês 2,7% do salário mínimo, ou seja, R$ 12,55.


Alojamentos estudantis
Confira algumas universidades federais com moradia própria e outros benefícios para estudantes vindos de outros lugares

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Alojamento. Possui 504 quartos, divididos igualmente em masculino e feminino

Como participar. A seleção é feita anualmente, considerando as condições socioeconômicas e a distância do local de moradia do aluno

Bolsas. A universidade oferece diversas oportunidades de bolsas, como Bolsa Auxílio, Bolsa de Iniciação Científica/PIBIC/CNPq e UFRJ e Bolsa de Monitoria

Restaurante universitário. Refeições a R$ 2,00

Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Alojamento Misto. 36 apartamentos com capacidade para 216 alunos - 29 masculinos, sete femininos. Cada unidade tem sala, cozinha; dois quartos; um banheiro e capacidade para 6 moradores

Alojamento feminino. Capacidade para 11 moradoras, com três quartos duplos e cinco individuais; sala de TV, sala de estudos, lavanderia, cozinha e banheiros

Taxas Cobradas Mensalmente (para todos). Alunos de baixa renda (carentes): 2,7% do salário mínimo em vigor; demais alunos (não carentes): 7,15% do salário mínimo em vigor

Bolsa Atividade. Mesmo quem ocupa uma vaga no alojamento pode concorrer. Por meio dela, o estudante desenvolve atividades no departamento do próprio curso, como um estágio. O valor é R$ 180 por 12 horas de atividades semanais

Restaurante Universitário. R$ 1,00 para alunos de baixa renda e R$ 2,00 para demais alunos

Outros benefícios. Os alunos de baixa renda têm direito a atendimento médico, odontológico e laboratorial com preços diferenciados, além da isenção da matrícula

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Alojamento. Não possui, mas oferece bolsa moradia, no valor de R$ 100,00 para 97 alunos. A seleção é semestral e depende de avaliação socioeconômica

Alimentação. Mesmo tendo acesso ao Bolsa Moradia, os alunos podem concorrer ao Bolsa Alimentação, que oferece gratuidade (almoço e jantar) no Restaurante Universitário, onde a refeição custa R$ 3,00

Universidade Federal de Viçosa

Alojamento. São seis prédios, com capacidade para 1,4 mil estudantes. A seleção acontece anualmente e não há cobrança de taxas

Restaurante Universitário. O café da manhã custa R$ 0,90, almoço ou jantar é R$ 1,90 por pessoa

Outros benefícios. Os estudantes que se destacarem podem concorrer a bolsas de Artes e Esportes

Saúde. Todos os alunos recebem atendimento médico e odontológico gratuito

Universidade de Brasília (Unb)

Programa Bolsa de Alimentação. Oferece descontos nas refeições do Restaurante Universitário. O desconto varia de acordo com a renda familiar do aluno, podendo chegar a 80% (R$ 0,50)

Programa Bolsa de Permanência. Permite que o estudante desenvolva atividades remuneradas dentro da sua formação acadêmica. São oferecidas 400 bolsas, com carga horária de 60 horas mensais, no valor de R$ 300,00

Programa Vale Livro. Oferece cinco vales por semestre, que dão direito a 10% de desconto na compra de livros

Programa Moradia Estudantil. Há 368 vagas, distribuídas em 96 apartamentos que podem abrigar até quatro estudantes cada um

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Alojamento. São 76 apartamentos (com 546 quartos individuais) com sala, cozinha e dois banheiros. Há 12 vagas com estrutura adequada para estudantes com necessidades especiais. Em Montes Claros, onde fica o Instituto de Ciências Agrárias, há 30 vagas em quartos coletivos. A taxa mensal cobrada varia entre R$ 56 e
R$ 141, dependendo da situação econômica do aluno

Material escolar. Há o Programa de Acesso a Material Escolar, que oferece bolsa para a aquisição de materiais que varia entre R$ 200,00 a R$ 100,00, dependendo da condição econômica do aluno

Bolsas. Os alunos podem concorrer a dois tipos de bolsas. A Bolsa Socioeducacional, no valor de R$ 300,00 mensais , corresponde a um estágio de 20 horas semanais na área de formação do aluno. A Bolsa de Manutenção é um empréstimo sem juros, no valor de R$ 300,00 mensais, que o aluno começa a pagar dois anos depois de formado

Atendimento médico. Alunos de origem popular recebem atendimento médico, odontológico e psicológico

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Alojamento. Possui três Casas do Estudante destinadas a moradia de estudantes carentes

Candidatos. Possui hospedagem até mesmo para candidatos ao vestibular, oferecida apenas durante a semana que engloba o processo seletivo. Usualmente, o hospede pode permanecer na casa por um período que vai de dois dias antecedentes ao início do vestibular, podendo chegar de três a cinco dias após o término do mesmo


PORTANTO, O GOVERNO DIMINUI OS OBSTÁCULOS PARA QUEM DESEJA FAZER SEU CURSO SUPERIOR E NÂO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ISSO. PESQUISE! VOCÊ VAI ENCONTRAR OUTRAS FACULDADES QUE DÃO AUXÍLIO À MORADIA.

A UFRRJ, POR EXEMPLO:

Setor de residência estudantil - SERE

A UFRRJ é uma das poucas universidades, em âmbito nacional, que mantêm uma infra-estrutura composta por 11 (onze) prédios, com um total de 348 (trezentos e quarenta e oito) quartos destinados, exclusivamente, à moradia estudantil, num sistema de completa gratuidade, sendo seis para estudantes do sexo masculino e cinco para estudantes do sexo feminino. Atualmente, o Setor de Residência Estudantil da UFRRJ abriga cerca de 2000 (dois mil) estudantes, oriundos das mais diversas regiões do Brasil. Os beneficiários da moradia estudantil são, aproximadamente, 800 (oitocentos) estudantes do sexo feminino e 1200 (um mil e duzentos) do sexo masculino. No momento, a infra-estrutura disponível está sendo integralmente utilizada, e os 11 (onze) prédios do setor vêm passando por reformas paulatinas. A área construída dos Alojamentos é de, aproximadamente, 40 000 m².

O acesso à moradia depende de indicadores socioeconômicos do candidato à vaga, representado pelo seu índice de carência.

Documentos necessários para se inscrever a uma vaga nos Alojamentos Universitários:
1. Renda familiar: cópia* do contra-cheque atual;
2. Não tendo contracheque, apresentar declaração constando o valor do rendimento e atividade exercida pelos responsáveis com firma reconhecida em cartório, acompanhada de cópia* da carteira de trabalho;
3. Se for beneficiário do INSS, apresentar a declaração do INSS ou o extrato trimestral de rendimento;
4. Caso apresente outros responsáveis que não sejam os pais, a documentação de renda deverá ser acompanhada de tutela judicial;
5. Declaração atual de imposto de renda ou declaração anual de isento do CPF, atualizada, do pai, da mãe e do próprio requerente;
6. Cópia* da certidão de casamento ou certidão de nascimento do responsável;
7. Cópia* da certidão de óbito, caso os pais sejam falecidos;
8. Cópia* do RG e CPF do candidato e dos responsáveis;
9. Cópia* da certidão de nascimento dos dependentes;
10. Declarações originais dos estabelecimentos de ensino onde estudam os dependentes;
11. Cópia* do comprovante de residência com a data atualizada frente e verso (conta de luz, água ou telefone);
12. Uma foto 3 x 4 recente;
13. Comprovante de matrícula.

*Todas as cópias deverão ser autenticadas ou acompanhadas do original.



ATUALIZANDO - 21 de setembro de 2011

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado deSão Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Brasil. É a maior universidade pública brasileira, bem como uma das universidades mais prestigiadas do país.

A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 75.000 alunos matriculados. Ela tem onze campi, quatro deles em São Paulo (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 ). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba,Pirassununga, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.

Em 2011, o QS World University Rankings classificou a USP como a 169ª melhor universidade do mundo. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) de 2011, a USP está classificada entre as posições 102ª e 150ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em 2010, a universidade quase chegou às 200 melhores universidades do mundo na Classificação acadêmica das universidades mundiais doTimes Higher Education.

Entre as universidades públicas, é aquela com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação no Brasil, sendo responsável também pela formação do maior número de mestres e doutores do mundo, bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira. Como o Brasil é responsável por cerca de 2% da produção mundial, pode-se dizer que a USP é responsável por 0,5% das pesquisas do mundo. Além disso, entre as pós-graduações no Brasil com conceitos 6 e 7 (os mais altos conceitos) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, 25% estão na USP, chegando à porcentagem de 55% se considerado apenas o território paulista.

Campi


Cidade universitária Armando de Salles Oliveira, campus da USP na cidade de São Paulo. Em destaque na foto, a Praça do Relógio
Campus da USP em São Carlos.
Entrada do Campus da USP em Bauru.


São Paulo

Na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, está localizada a estrutura administrativa de toda a Universidade de São Paulo, nesse campus localiza-se a maioria das unidades de ensino, pesquisa eextensão da universidade, além dos órgãos centrais da USP, como o gabinete do reitor e as pró-reitorias.

Fora da Cidade Universitária mas ainda na cidade de São Paulo estão localizadas a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e a Faculdade de Saúde Pública.

[editar]São Carlos

O campus da USP de São Carlos foi implantado em 1948 com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Porém, as atividades tiveram início, efetivamente, cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), localizado na região central da cidade.

O crescimento da escola - tanto no número de alunos quanto no de atividades - forçou a transferência da unidade para um terreno maior, onde foi construído o atual Campus universitário. Na década de 1970, a diversificação e o crescimento das atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram, resultando em um transbordamento da divisão de então. Isso levou à criação de novas unidades de ensino: o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC) e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Já no ano de 1998, o ICMSC muda de nome e passa a ser chamado deInstituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Atualmente, essas quatro unidades de ensino - EESC, ICMC, IFSC e IQSC, somadas à Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC), ao Centro de Informática de São Carlos (CISC), ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços, formam a USP-São Carlos.

A unidade já possui um segundo Campus, conhecido como Campus 2, criado em decorrência da estagnação da capacidade do Campus original e também de novos cursos. Foi criado em 2001, possui uma área de pouco mais de 100 hectares, e foi inaugurado oficialmente em 4 de novembro de2005, ano em que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade.

Os campi de São Carlos contam com uma população de 8 023 pessoas entre alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários. São Carlos é conhecida como o berço dos doutores, possuindo a maior relação de doutores por km² do país e a terceira maior do mundo. A cidade São Carlos é considerada uma ilha de excelência tecnológica no estado de São Paulo, envolta por dezenas de pequenas empresas que desenvolvem tecnologia de ponta, muitas delas fundadas por ex-alunos daEESC-USP através do ParqTec.


Ribeirão Preto

No Campus de Ribeirão Preto, são oferecidos 24 cursos (totalizando 1300 vagas oferecidas anualmente), distribuídos nas seguintes unidades: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto; Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto;Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto; e o Centro de Informática de Ribeirão Preto.

O Campus também conta a estrutura desejada para seu pleno funcionamento, como, por exemplo, uma coordenadoria, centrais de tratamento odontológico, bibliotecas e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - esse último vinculado à Faculdade de Medicina.


Piracicaba

O Campus de Piracicaba foi criado em 25 de junho de 1985. O Campus é constituído pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), pela Prefeitura do Campus "Luiz de Queiroz"(PCLQ), pelo Centro de Informática (CIAGRI) e pela Unidade Básica de Saúde (UBAS).


Bauru

O Campus da USP em Bauru foi implantado em 24 de setembro de 1948 com a criação da Faculdade de Odontologia de Bauru.

A estrutura física do campus de Bauru inclui alojamento estudantil, berçário e maternal, centro cultural, centro de convivência, complexo desportivo e restaurante, localizados em uma área de 156 850 , integrado por uma comunidade de 1 500 pessoas, entre alunos,professores e funcionários.


Pirassununga

O Campus de Pirassununga é o maior campus da USP em extensão territorial, com área total de 22 690 337,770 de área e com 67 595,76 m² de área edificada, dividida pela Via Anhanguera SP-330, entre os quilômetros 211 e 218.

A fazenda, que, em 1945, iniciou suas atividades como Escola Prática de Agricultura Fernando Costa, integrou-se à Faculdade de Zootécnica de Engenharia de Alimentos em 1992. Há no Campus três unidades:

Além disso, o campus possui uma estrutura semelhante às cidades universitárias da USP e da UNICAMP, com moradia estudantil, agências bancárias, restaurantes universitários, centros esportivos, de eventos e serviços de atendimento médico e odontológico.


Lorena

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) é a mais recente unidade da Universidade de São Paulo. Ela nasceu da transferência das atividades acadêmicas, de ensino e de pesquisa da extinta FAENQUIL - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, criada em 1970 - para USP em 29 de maio de 2006. Lorena fica a 180 km de São Paulo.

Situada no Vale do Paraíba (SP), atende anualmente em média 1600 alunos, de várias partes do país. Oferece cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Industrial Química, Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais; e mestrado em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais, e em Biotecnologia Industrial. Possui também cursos de especialização em Engenharia Ambiental, Engenharia da Qualidade e Matemática, e ainda Ensino Médio e Técnico Profissionalizante em Química.



Melhores Universidades Públicas do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado que apresenta ótimas universidades, instituições que contribuem com a carreira profissional de muitas pessoas. Todos os anos, os jovens que moram na capital carioca ou nas demais cidades fluminenses fazem de tudo para conseguir uma vaga nas faculdades públicas, como é o caso da UERJ e UFRJ. A qualidade do ensino de ambas as universidades tem despertado até mesmo o interesse de estudantes de outros estados.

As melhores universidades públicas do Rio de Janeiro se revelam preocupadas com a capacitação dos alunos, por isso dispõem de campus com infraestrutura moderna e um conceituado corpo docente para ministrar as aulas. Ao ingressar no ensino superior gratuito, os jovens podem participar do programa de iniciação científica e morar em alojamentos dentro da própria universidade.

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) tem se revelado uma instituição de excelência, compromissada com o aprendizado dos seus alunos. Os campus são mantidos nas seguintes localidade: Maracanã (zona note), Nova Friburco, São Gonçalo e Resende. Para ingressar na universidade, os interessados precisam vencer a competitividade do processo seletivo.

Entre os cursos de graduação UERJ que se destacam na área de Educação Superior no Brasil, aparecem: Direito, Comunicação Social, Letras, Engenharia de Produção, Administração e Medicina. Os alunos formados podem permanecer na instituição para defender uma tese de mestrado ou doutorado.

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é disparada a melhor instituição pública de Ensino Superior do estado. Com uma excelente média no ENADE, a UFRJ garantiu o seu lugar no ranking das mais competentes universidades do Brasil. Os cursos superiores da UFRJ são premiados no quesito inserção no mercado de trabalho, por isso a cada ano aumenta a concorrência por vagas da instituição.

Ainda se tratando de faculdades gratuitas RJ, vale a pena destacar a competência da UFF (Universidade Federal Fluminense), que possui o melhor curso de Biomedicina do Brasil. O centro universitário é avançado, formado por salas bem equipadas e laboratórios modernos que auxiliam as atividades de pesquisas dos alunos.

Os vestibulares Rio de Janeiro 2010-2011 já estão sendo anunciados nesse meio de ano, por isso confira o calendário das universidades públicas aqui citadas

FONTE: http://www.mundodastribos.com

Bolsas e auxílios. Porque só o “ensino” é de graça, o resto não.

Para aqueles alunos que já entram na universidade quebrando o porquinho para poder comprar os livros, custear passagem de ônibus, e de uma maneira geral manter-se na universidade, eu vou indicar o caminho das pedras para as cobiçadas “bolsas e auxílios”. É importante ressaltar que a “universidade” é pública, no sentido do “ensino”, mas os livros, passagens , hospedagem, aquela “folhinha de xerox” que quando você passa na copiadora são 500 páginas e todos demais anexos para sua permanência, são todos por sua conta. Este é o principal quesito que confronta as políticas de ação afirmativa, pois entrar na faculdade é “fácil” se comparado ao fato de “sair dela”. Você acaba de entrar num funil conta gotas, onde principalmente nos cursos das exatas a proporção de formandos é muito inferior a de ingressantes. Então se você não está disposto a pedir pra sair pode concorrer às bolsas e se organizar para administrar a sua graduação.

O vestibular não acabou

É isso mesmo, se alguém ainda não falou para você, eu vou abrir seus olhos para a Matrix, entenda que o planeta não tem recursos para todos os habitantes, então TUDO é conseguido mediante CONCURSO, tudo tem uma disputa envolvida, quando você envia um “pedido” de inscrições em disciplinas, somente os melhores conseguem as melhores turmas e os melhores professores, somente os melhores conseguem as vagas de estágio e com relação às bolsas o raciocínio é parecido, se você acha que não têm condições de manter sua graduação e pleiteia uma bolsa saiba que pode ter alguém em condições piores do que você, vindo do Nordeste para estudar aqui ou com um pai que tem uma renda menor que um salário, sendo assim, as bolsas são concursos que são divulgados através de editais e tudo se concentra na mão da DAE (Divisão de Assistência ao Estudante).

Existem diversos tipos de bolsas, vou fazer um resumo sobre as diferenças:

Bolsa auxílio

O objetivo da Bolsa Auxílio é atender o estudante de graduação que, face às condições sócio-econômicas de sua família, possui comprovada dificuldade para garantir sua permanência nos cursos da Universidade.
As normas de concessão e manutenção da Bolsa Auxílio constam na Resolução CEG 01/08.

Bolsa de Iniciação Científica

As universidades são o centro de inteligência de um país, os doutores coordenam projetos de pesquisas em todas as áreas visando “descobrir” novas tecnologias e proporcionar o crescimento do conhecimento em todas as áreas. Coordenada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, a Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica, incentivando novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribuindo para a formação futura de jovens pesquisadores mediante sua participação em projetos de pesquisa.

Bolsa de Monitoria

Se você é bom em determinada disciplina pode se candidatar para ser um “monitor” e ser remunerado por isso. Administrada pela Pró-reitoria de Graduação, a Bolsa de Monitoria visa despertar, nos alunos de Graduação da UFRJ, o interesse pela carreira docente. Também visa a assegurar a cooperação discente com o corpo docente nas atividades de ensino, auxiliando os professores nas atividades didáticas.

Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural

É parecida com a bolsa de Iniciação Científica, mais está é voltada para o campo artístico. Administrada pela Pró-reitoria de Graduação, a Bolsa do Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural objetiva despertar e incentivar o desenvolvimento das vocações criativas e investigativas de alunos de graduação da UFRJ nas diferentes áreas artístico-culturais, mediante sua participação em projetos desta natureza, inclusive os de caráter interdisciplinar e interdepartamental.

Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação, mais ninguém conheçe por esse nome, ela é mais conhecida como Bolsa LIG (laboratório de informática da graduação).

É uma bolsa para você “cuidar” dos laboratórios de informática que cada curso tem (nem todos tem , mas tá quase). Exige conhecimentos básicos sobre informática, rede e no processo de seleção terá uma prova específica sobre o assunto.

Todos este editais e os maiores detalhes sobre datas, documentos, procedimentos e pré-requisitos podem ser vistos todo semestre no site da Pró Reitoria de Graduação, o link direto para o assunto eu estou postando abaixo:

Pró Reitoria de Graduação Bolsas e Auxílios

Portanto, prestem atenção aos prazos e observem toda a documentação necessária que os editais pedem. No final das contas se não conseguir a bolsa vai ter que quebrar o porquinho, não tem jeito.


ACESSE WWW.PR1,UFRJ.BR. VÁ EM EDITAIS E DEPOIS BUSQUE “BOLSA AUXÍLIO” OU “BENEFÍCIO-MORADIA” PARA BAIXAR O EDITAL.


FONTE:http://licenciadosemgraduacaoufrj.wordpress.com/2011/02/06/bolsas-e-auxilios/
Publicado em 06 de fevereiro de 2011


CONFIRA AS 100 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL NO ENDEREÇO:

UFMG
CONFIRA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL , como moradia universitária, alimentação, acesso à saúde, etc:


Instituições oferecem auxílio para alunos carentes

Das três federais em São Paulo --UFSCar, Unifesp e UFABC--, só a UFSCar tem alojamento. São cerca de 300 vagas distribuídas em moradias estudantis em São Carlos e, em Araras e Sorocaba, a escola aluga casas para alunos carentes.
Outros tipos de auxílio que a universidade oferece são a bolsa-alimentação --os alunos almoçam e jantam nos restaurantes da instituição-- e a bolsa-transporte --em Araras e Sorocaba, onde os campi são longe do centro, a instituição dá vale-transporte para os estudantes. Há ainda a bolsa-atividade, voltada para quem participa de projetos da escola.
Na UFABC, são concedidas bolsas, no valor de R$ 300, de permanência (bolsa-auxílio moradia e bolsa-auxílio para alunos carentes) e por mérito (iniciação científica e monitoria). As bolsas têm validade de um ano e podem ser renovadas.
"O estudante pode chegar a receber até R$ 900 em bolsa", afirma Itana Stiubiener, pró-reitora de graduação. "Ele pode acumular as duas bolsas-auxílio e conseguir ainda uma terceira por mérito."
Segundo Itana, a graduação é bem exigente e dificilmente o estudante conseguirá tempo para fazer estágio no primeiro ano. "O estágio deve ser feito na hora certa. No primeiro ano, ele irá atrapalhar porque não sobrará tempo para estudar."
Na Unifesp, que não possui alojamento para estudantes, os alunos socioeconomicamente carentes recebem bolsa-auxílio, cujo valor varia de R$ 150 a R$ 300. Além disso, há bolsa-alimentação e bolsa-transporte.
"Tudo depende da situação do universitário", afirma Lucia de Oliveira Sampaio, pró-reitora de graduação da instituição.
Outro tipo de ajuda na escola é a acadêmica: o aluno que faz iniciação científica, monitoria ou outros projetos de expansão recebe R$ 300 por mês.

FONTE:

http://www.projetoraiz.com/