A Alfabetização e o Hipertexto
Segundo Magda Soares (1998, p. 47) “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.
Alfabetização e letramento são dimensões de um mesmo universo: o do domínio e o do uso da leitura e da escrita. Assim, quando falamos em alfabetizar letrando, referimos-nos à relação entre apropriação do sistema da escrita e o seu emprego efetivo em práticas sociais de leitura e de escrita.
Nessa perspectiva, uma das principais contribuições (senão a principal), advindas da noção de letramento, é que este propõe o domínio do uso da escrita em situações concretas de interação como uma das dimensões do processo de alfabetização.
Para interagir plenamente no mundo letrado, é preciso mais do que o domínio do código. Trata-se de estar preparado para o exercício das práticas sociais de leitura e escrita nas diferentes esferas de circulação do homem.
Pensando desta maneira, acredito que o hipertexto vem contribuir para o processo de letramento, já que abre um leque para compreensão da linguagem como um todo, solicitando que o sujeito não só saiba ler e escrever, mas que efetive estas práticas em sua comunicação.
Alfabetização e letramento são dimensões de um mesmo universo: o do domínio e o do uso da leitura e da escrita. Assim, quando falamos em alfabetizar letrando, referimos-nos à relação entre apropriação do sistema da escrita e o seu emprego efetivo em práticas sociais de leitura e de escrita.
Nessa perspectiva, uma das principais contribuições (senão a principal), advindas da noção de letramento, é que este propõe o domínio do uso da escrita em situações concretas de interação como uma das dimensões do processo de alfabetização.
Para interagir plenamente no mundo letrado, é preciso mais do que o domínio do código. Trata-se de estar preparado para o exercício das práticas sociais de leitura e escrita nas diferentes esferas de circulação do homem.
Pensando desta maneira, acredito que o hipertexto vem contribuir para o processo de letramento, já que abre um leque para compreensão da linguagem como um todo, solicitando que o sujeito não só saiba ler e escrever, mas que efetive estas práticas em sua comunicação.
"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.“
Dia Mundial da Alfabetização: no Brasil ainda é desafio, diz educadora
Apesar da redução no número de analfabetos, o Brasil ainda não tem muito que comemorar neste 8 de setembro, data que marca o Dia Internacional da Alfabetização. O Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, divulgado em julho, mostra que, apesar da escolaridade média do brasileiro ter melhorado nos últimos anos, a inclusão no sistema de ensino não representou aumento significativo nos níveis gerais de alfabetização da população. "Tivemos políticas importantes para a inclusão das crianças na escola, mas a alfabetização no Brasil é um desafio desde muito tempo", corrobora Maria Luiza Moreira, professora do curso de pedagogia da Uniritter.
Maria Luiza aponta que é necessária a criação de iniciativas em sala de aula para manter os alunos interessados. "Muitas vezes, os alunos vão embora sem deixar a sala", diz, se referindo à desatenção ao conteúdo trabalhado. Para ela, é necessário que se reúnam as melhores estratégias de cada método de alfabetização - deve-se trabalhar a relação letra e som e contextualizar o aprendizado. "É importante que se faça isso na escola, pois o aluno, muitas vezes, não tem esse tipo de experiência em casa", aponta.
Para a pedagoga, a alfabetização já esteve em maior evidência nas discussões sobre educação. Ela acredita que a preocupação se tornou mais genérica, focada em resultados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mostrou, neste ano, avanço nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
A Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) do IBGE - análise baseada principalmente em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2010 - indica que, em 2009, 9,7% dos brasileiros com 15 anos ou mais eram analfabetos, o equivalente a 14,1 milhões de pessoas. A Pnad mostra, ainda, que um em cada cinco brasileiros de 15 anos ou mais (20,3% do total) são analfabetos funcionais.
Mas o desafio não é apenas do Brasil. Nos Estados Unidos, uma pesquisa do Centro Nacional para Estatísticas da Educação divulgada em 2009 mostrou que aproximadamente um a cada sete americanos - 14% - têm baixa alfabetização e seriam incapazes de compreender textos complexos.
Década para a Alfabetização
O ano de 2012 encerra a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, lançada em 2003 e coordenada pela Unesco, que criou o slogan "Alfabetização como Liberdade". Em 2005, o órgão lançou a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento. O objetivo da Educação para Todos - parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio lançado pela ONU em 2000 -, de aumentar para 50% os níveis de alfabetismo até 2015, é o objetivo geral para Década da Alfabetização.
FONTE: http://www.jb.com.br
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