quinta-feira, 30 de junho de 2011

Blog da 3001


Não deixem de visitar o blog da turma 3001, com vários trabalhos realizados pela turma. O endereço é:

quinta-feira, 23 de junho de 2011

GESTÃO AMBIENTAL NA NOSSA ESCOLA





A aplicação de um Programa de Gestão Ambiental legítimo, sob a ótica da Agenda 21, trabalha com todos os setores da sociedade, como governos, instituições e demais setores econômicos e sociais. O intuito é de se construir a sustentabilidade ampla e progressiva.
Aqui, na nossa escola, temos a nossa Agenda 21. Em busca de um Programa de Gestão Ambiental, fizemos o diagnóstico socioambiental, definindo potencialidades e problemas, a níveis alto, médio e baixo. Utilizamos um questionário que foi respondido por alunos, funcionários, professores e comunidade. Já temos, então, o nosso diagnóstico, o retrato da nossa realidade.
Agora, estamos no segundo passo, que é o traçar metas para solucionar os problemas e manter as potencialidades. Para este trabalho temos a equipe da agenda 21 da nossa escola. As ações já estão acontecendo.



PROJETO - JARDINAGEM

Através deste projeto de jardinagem, temos o objetivo de promover a sadia convivência com a natureza em geral, a educação ambiental e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos nossos educandos.

Na simplicidade do jardim da nossa escola...





As flores da primavera


Neste entardecer tão belo…
Entre todas as flores…
Existe uma rosa amarela…
Que vem ressurgindo…
Com a primavera…
Trazendo consigo…
Seu delicado perfume…
Assim como esperanças…
E oportunidades…
Para novas amizades…
A primavera é tão bela…
Porque traz com ela…
Todas as flores e aromas…
Revitalizando a inquietude…
De todos os corações…
As rosas colorem o amor …
As vermelhas exalam paixão…
As amarelas trazem magia e a sedução…
As brancas com sua brandura…
Trazem paz para os corações…

Autor – desconhecido

Aguardem mais fotos!

A nossa escola já pratica os 5S



A SEEDUC e a GIDE (Gestão Integrada da Escola) orientam as escolas a desenvolverem ações para melhorar o espaço físico das unidades escolares e de incentivo a hábitos saudáveis. Essas práticas devem impactar professores, diretores, funcionários, alunos e a comunidade. Uma das ferramentas disponíveis é a prática dos 5S.

Esta sigla se refere a cinco sensos — utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina — que fazem parte de um programa criado no Japão na década de 50 com o objetivo de despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e o relacionamento entre as pessoas.

A aplicação dos 5S nas escolas é capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto, trazendo como benefícios:

• Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais;

• Melhoria da qualidade de vida no ambiente físico e psicológico;

• Promoção do desenvolvimento do ser humano pelo trabalho em equipe, utilização da criatividade e pela mudança comportamental.


As escolas já estão aplicando o Padrão Mínimo, instrumento que permite, por meio de avaliações da comunidade escolar, verificar a prática dos 5S e a consequente melhoria do ambiente e do relacionamento entre as pessoas.

Conheça mais os 5S e coloque-os em prática na sua escola!


SENSO DE UTILIZAÇÃO


















SENSO DE ORDENAÇÃO



















SENSO DE LIMPEZA



















SENSO DE SAÚDE



















SENSO DE AUTODISCIPLINA












FONTE: conexaoprofessor.rj.gov.br


Para que todos tenham acesso às informações recebidas fizemos um mural:


A ordem, a limpeza, o asseio e a
autodisciplina são essenciais para a produtividade. Porém, este programa
implantado sozinho, somente ele, não assegura o Sistema da Qualidade eficiente. É
necessário haver melhorias contínuas, treinamentos e conscientização do pessoal
quanto à filosofia da qualidade.


23 de junho

FERIADO DE CORPUS CHRISTI

O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.


FONTE: arquidiocesedecampogrande.org.br/