A SEEDUC e a GIDE (Gestão Integrada da Escola) orientam as escolas a desenvolverem ações para melhorar o espaço físico das unidades escolares e de incentivo a hábitos saudáveis. Essas práticas devem impactar professores, diretores, funcionários, alunos e a comunidade. Uma das ferramentas disponíveis é a prática dos 5S.
Esta sigla se refere a cinco sensos — utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina — que fazem parte de um programa criado no Japão na década de 50 com o objetivo de despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e o relacionamento entre as pessoas.
A aplicação dos 5S nas escolas é capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto, trazendo como benefícios:
• Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais;
• Melhoria da qualidade de vida no ambiente físico e psicológico;
• Promoção do desenvolvimento do ser humano pelo trabalho em equipe, utilização da criatividade e pela mudança comportamental.
As escolas já estão aplicando o Padrão Mínimo, instrumento que permite, por meio de avaliações da comunidade escolar, verificar a prática dos 5S e a consequente melhoria do ambiente e do relacionamento entre as pessoas.
Conheça mais os 5S e coloque-os em prática na sua escola!
SENSO DE UTILIZAÇÃO
SENSO DE ORDENAÇÃO
SENSO DE LIMPEZA
SENSO DE SAÚDE
SENSO DE AUTODISCIPLINA
FONTE: conexaoprofessor.rj.gov.br
Para que todos tenham acesso às informações recebidas fizemos um mural:
A ordem, a limpeza, o asseio e a
autodisciplina são essenciais para a produtividade. Porém, este programa
implantado sozinho, somente ele, não assegura o Sistema da Qualidade eficiente. É
necessário haver melhorias contínuas, treinamentos e conscientização do pessoal
quanto à filosofia da qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário