quarta-feira, 27 de abril de 2011



30 de Abril, Dia NACIONAL da Mulher

Poucos sabem, mas existe o dia nacional da mulher. O dia 30 de abril foi escolhido para celebrar as lutas e conquistas femininas por ser o dia de nascimento da filantropa Sra. Jerônima Mesquita, fundadora do Conselho Nacional da Mulher.
Nascida em 1880, em Leopoldina, MG, Jerônima lutou por inúmeras causas femininas. Por isso, após seu falecimento em 1972, um grupo de feministas trabalhou para que sua data natalícia se tornasse o Dia Nacional da Mulher (LEI Nº 6.791 - 09/06/1980) sancionada pelo então Presidente João Figueiredo.
De la pra cá, muitos tabus foram quebrados, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual.
A mulher conquistou o direito de falar alto, gargalhar, sem subjugada por isso. Aos poucos vai se libertando dos padrões medievais de conduta. Eventuais excessos no comportamento da mulher são no máximo extroversão ou falta de etiqueta, não mais questão de moral.
Mas ainda há muito que conquistar. A mulher de hoje convive de perto com a culpa. Como afirma Marina Colasante em seu livro “Mulher daqui pra frente”, a mulher sente culpa de seguir uma carreira e ter pouco tempo para os filhos. Ou sente culpa por se dedicar integralmente ao lar e não seguir uma carreira. É preciso jogar esta culpa no lixo juntamente com os estereótipos criados pela sociedade machista. Ao contrário da mulher perfeita e casta inventada, a mulher de tem se reinventado a cada dia. A mulher tem o direito de ser real!
O mais importante a ser salientado é a violência que a mulher vem sofrendo, devido às mudanças ou as de longa data. Parece que há uma resposta masculina à expansão feminina. Sem generalizar é claro, mas o que se vê no noticiário são casos de violência física, sexual, psicológica contra aquela que não é mais um ser apenas doméstico e domesticável. Sem falar na sutil violência social, como baixos salários e dificuldades de ascensão.
O que proponho não é uma "Guerra dos Sexos" para reverter este quadro de injustiças. As mulheres precisam de igualdade de direitos e de ter suas diferenças respeitadas. Uma luta agressiva (não violenta) contra o preconceito e os estigmas cruéis de nossa cultura.


Dia Internacional da Educação - 28 de Abril


"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)




"Qualidade significa melhorar a vida das pessoas, de todas as pessoas. Na educação a qualidade está ligada diretamente ao bem viver de todas as nossas comunidades, a partir da comunidade escolar. A qualidade na educação não pode ser boa se a qualidade do professor, do aluno, da comunidade, é ruim. Não podemos separar a qualidade da educação da qualidade como um todo, como se fosse possível ser de qualidade ao entrar na escola e piorar a qualidade ao sair dela". Moacir Gadotti


Vamos todos continuar lutando por uma educação de qualidade!
Levante esta bandeira!




Por : Mônica Martins. ( Pedagoga - Breves, PA )
Blog: http://monicabreves.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário