sábado, 29 de maio de 2010

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

"A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. "

A XIII OBA foi realizada na sexta-feira, 14 de maio de 2010, simultaneamente em todas as escolas previamente cadastradas. O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INOCÊNCIO DE ANDRADE participou do evento com muitos dos seus alunos.

O objetivo desta olimpíada foi de estimular os alunos, informá-los e enfatizar o que é feito no Brasil em termos de pesquisa na área de astronomia, desenvolvimento de tecnologia, formação de pessoal e na construção e no lançamento de foguetes e satélites.

O I.E.I.A. complementou o trabalho levando os alunos para conhecerem o planetário, no Rio de Janeiro, na Gávea. Todos gostaram muito desta aula-passeio. A Fundação Planetário promove diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário