quarta-feira, 27 de março de 2013


                                     Crotalaria juncea
                                      Contra a Dengue!


Público alvo: comunidade escolar e alguns bairros do município de Cordeiro
Temas a serem abordados:
      1) a planta Crotalaria juncea e sua importância no enriquecimento do solo;
      2) o uso da crotalária na diminuição da população do mosquito Aedes aegypti;
      3) a Crotalária como adubação verde.

Justificativa:
          O número de Aedes aegypti tem crescido cada vez mais por ser o clima quente um clima apropriado a sua reprodução. Estamos tentando combater o mosquito eliminando criadouros ou matando-os com venenos capazes de eliminar as espécies adultas, porém isso não tem sido suficiente e tem prejudicado a saúde de muitas pessoas e animais. 
         Hoje em dia, está sendo usada uma  outra forma de controlar a população desse e de outros insetos, a forma natural. É por meio de uma planta chamada Crotalaria juncea. Ela atrai os insetos os quais se alimentam de sua seiva e junto a eles a libélula considerada um predador natural do mosquito causador da dengue. Quando o mosquito deposita seus ovos na água mais próxima, a libélula que também o faz, alimenta-se tanto dessas larvas quanto do mosquito adulto e as larvas dela, da libélula, também tem as outras larvas como cardápio.
         E será através da distribuição de sementes de Crotalária que a nossa escola estará contribuindo para reduzir o índice de doentes na região.

 Objetivos gerais:
Reduzir o foco do Aedes aegypti em Cordeiro bem como a incidência da doença Dengue.

Metas:
ENSINO NORMAL - 1001 e 2001
1) Pesquisar sobre os benefícios da Crotalária no combate à Dengue.
2) Fornecer informações sobre o assunto para  alunos e comunidade.
3) Separar as sementes para distribuição por residência no nosso município.















4) Distribuição de sementes para os alunos e comunidade vizinha. 
ENSINO NORMAL E FUNDAMENTAL



 Aguardem mais fotos!!!


2) Plantar,  juntamente com os alunos, mudas de crotalária e distribuí-las à população durante a nossa Feira de Ciências.
ENSINO FUNDAMENTAL

3) Plantar sementes de Crotalária no jardim da nossa escola.
ENSINO FUNDAMENTAL

3) Monitorar o crescimento dessas plantas até a colheita de sementes para que sejam replantadas e cuidadas e prevaleça o combate natural ao mosquito transmissor da dengue.
ENSINO NORMAL e ENSINO FUNDAMENTAL
  
           A planta dura, em média, uns 150 dias e as sementes devem ser replantadas. Quando floresce é que atrai os insetos.

OBS.: As sementes  foram doadas pelo professor Luiz antônio Cavalheiro e o projeto foi colocado em prática pela professora Giovana Alves Marini e alunos do Ensino normal. A professora Darlene foi parceira no projeto, assim como algumas escolas do município, onde nossos alunos estão fazendo estágio.
         UM MIL E SEISCENTAS SACOLINHAS, COM 20 SEMENTES CADA UMA, FORAM DISTRIBUÍDAS PARA MORADORES DE VÁRIOS BAIRROS DO MUNICÍPIO DE CORDEIRO.

sexta-feira, 15 de março de 2013


Aprovada lei que institui Semana de Combate ao Bullying e Ciberbullying nas escolas

07/03/13

No último dia 5, foi aprovado o projeto de lei que institui a “Semana de Combate ao Bullying e ao Ciberbullying” nas escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a nova lei, a primeira semana de abril será dedicada, anualmente, ao combate ao bullying e ao cyberbullying. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 355-A/11, que cria a semana temática – cujo período foi escolhido em homenagem às vítimas da chacina ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, na cidade do Rio.

A Semana consistirá na realização de estudos, palestras e outras atividades ou apresentações de caráter didático e de interação social, desenvolvidas no decorrer do período para conscientização, prevenção e combate a tais práticas em ambiente escolar.

A Semana de Combate ao Bullying e ao Ciberbullying poderá contar com o apoio de instituições, de caráter público ou privado, inclusive da administração pública direta, com notória atuação no combate ou prevenção ao bullying, em adesão de caráter voluntário. Os eventos deverá ainda ser acompanhado por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros profissionais cuja atividade tenha alguma relação com o tema 

                                                                                                  Conexão Aluno


Galerinha Inocêncio De Andrade, vamos dar show!!!!

NOSSA META

Foto


Inocêncio De Andrade  rumo à UNIVERSIDADE 2014!!!
Aprovados no pré vestibular social CEDERJ!!!
Parabéns!!!!!

GABRIELA REIS PEREIRA
GABRIELA TRIGO CARUBA
LARISSA SILVA WERMELINGER
KARLA VICTORIA TEIXEIRA LIMA DOS SANTOS
MARIA LUIZA CARVALHO DAMASCENO
PATRÍCIA OLIVEIRA BARDASSON
SARA INACIO DIAS DOS SANTOS


Foto: A bicharada!

Aguardem fotos da 2ª edição da Tarde Cor-de-rosa!

15 de março - DIA DA ESCOLA


       
       A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
       Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
       Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
                                                                                                 Autor: Juscelino Tanaka