terça-feira, 26 de junho de 2012

DICAS - VESTIBULAR


Técnica de prova: pule as questões mais difíceis



1. Pule as questões mais difíceis
O tempo que você gasta para fazer uma questão difícil, você consegue fazer e acertar outras três, que conta mais para sua nota final. Olha aí a voz da razão, professor Marco Fisbhen:
2. Comece pela redação
Você chega na prova mais relaxado, com a cabeça mais tranquila. Assim fica mais fácil expor suas ideias de forma clara e sem enrolação.
3. Escolha da língua estrangeira
A prova é de interpretação de texto, então, escolha a língua que você tem mais afinidade. Não é porque o amigo escolheu ou porque todo mundo disse que é mais fácil. O nível é o mesmo para qualquer língua que você escolher.
Olha o que o Renato Pelizzari disse:


sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROUNI


O Programa
O Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
 

O Prouni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o Fies - Fundo de Financiamento Estudantil, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.
 

O Prouni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsas integrais.
 

Desde 2007, o Prouni - e sua articulação com o FIES - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.
 

Assim, o Programa Universidade para Todos, somado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens à educação superior.


Informações aos Candidatos