sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROJETO: RESGATANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA



"Assim como cada pão tem seu sabor,
cada povo tem seu valor.
São diferenças que unem.
Independente de raça ou cor.
Não há certo, nem errado.
Não há o melhor, nem o pior.
Só é preciso respeito
para o mundo ser melhor."

Este projeto realizado na nossa escola é muito sugestivo dando oportunidades para se trabalhar os temas transversais, pois permite trazer para dentro da escola a questão do patrimônio cultural brasileiro e os elementos que os constituem.
Portadores de referência à idade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
A abordagem da Pluralidade Cultural constitui uma oportunidade de colocar a memória como parte imprescindível para construir o futuro e não apenas como ato vinculado ao passado, pois na medida em que conhecemos nossas raízes e sua contribuição, temos melhores condições de estabelecer como queremos o futuro.
Trabalhando a pluralidade cultural, estaremos automaticamente, fazendo uso de um currículo multicultural que possibilite o cidadão a ser crítico, consciente, mas também apto a se inserir em um mundo tecnologizado, competitivo e globalizado.

Muitas atividades foram realizadas na nossa escola no mês de novembro com os alunos do curso normal e ensino fundamental.


























Aguardem mais fotos da nossa festa, culminância do PROJETO!


Queridos colegas,

PARABÉNS PELA PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS NO PROJETO ÁFRICA DE TODOS NÓS!!!
Nos encheram de ORGULHO!!!
É muito bom ver nossa ESCOLA VIVA!!!!
Não basta ter bons projetos, é preciso ter bons professores para colocá-los em prática!! Obrigado! Vocês são 10!!!!

Mônica e Élcio











quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cuidar do corpo é o caminho para se amar - Turma 2001


Cuidar do corpo é o caminho para se amar


"A maioria das pessoas não consegue se amar e, portanto, são incapazes de sentir amor pelos outros.
Se você quer sentir amor, precisa começar por amar a si mesmo. Primeiro tem de amar e respeitar seu corpo. Compreender o valor deste corpo. Este corpo é seu amigo e não se pode ser desleal com um amigo. Você precisa amar e cuidar bem dele, pois é a casa onde você mora.
Sinta prazer de morar na sua 'casa-corpo' e para isto descubra o que você gosta de fazer para seu corpo ficar flexível, rejuvenescido, energizado, saudável. Não faça exercícios que lhe façam sofrer, porque quem se ama respeita seus próprios limites. Pode andar diariamente, admirando a paisagem, a beleza da natureza, se acalmando e se exercitando ao mesmo tempo. Você pode preferir nadar, fazer uma musculação leve e orientada, ou qualquer outro exercício que lhe dê prazer e que contribua para a saúde do seu corpo.


Alimentar-se saudavelmente é um ato de amor a si mesmo. A alimentação saudável é um combustível para o corpo, criando novas células, dando energia e evitando o envelhecimento. É o melhor remédio para muitas doenças e até para preveni-las.
É necessário ter o discernimento de comer o que é benéfico e não apenas o prazeroso que gera doenças e enfraquece o corpo. Compreender que alimentos gordurosos, pesados, com muito açúcar e sem valor nutritivo são apenas vícios que trazem problemas de saúde, de obesidade, minando o bem-estar.
Muitas vezes, a pessoa se empanturra de muita comida e doce apenas por carências internas. Quando você se amar mais, com certeza, vai evitar alimentos que lhe prejudiquem, bebidas alcoólicas, cigarro e outros vícios nocivos, porque você não quer fazer mal a você mesmo. Você entende que merece o melhor. Merece a saúde e a disposição física.
Leia sobre uma boa nutrição. Use o discernimento para se alimentar bem. Siga também sua experiência. Ouça e compreenda seu corpo, pois ele tem muita sabedoria. Seja seu amigo e cuide bem de você!
Para o bem–estar do corpo, precisamos aprender a relaxar para eliminar as tensões que vão se acumulando no corpo e na mente devido às preocupações e desafios da vida. Com o relaxamento e a meditação, você libera as tensões e estresse, diminui a pressão arterial, dissolve as ansiedades. Você se sente mais descansado, mais energizado, mais paciente."

Como educadores, devemos trabalhar a auto-estima dos nossos alunos. Muitas crianças são carentes de amor, de cuidados, de carinho. E, como escola, devemos ajudar a diminuir esta carência.









Às vezes, as pessoas necessitam apenas de um abraço pra que seu dia mude completamente, pra aquele dia iniciar feliz, e a gente está tão perto e não percebe.


Ter um parceiro é muito bom, dois é melhor ainda, vários, aí é bom de mais. Reconhecer que devemos parabenizar aqueles que contribuem para um ensino de qualidade, é o principal meio de garantir que essa qualidade nunca se acabe. (Professor Ádamis Bomfim).

É o momento de parabenizarmos a turma 2001 pela parceria feita com a E. M. José Pinho de Carvalho em sua Feira Pedagógica. Nossos alunos participaram da Feira com oficinas para as crianças menores. Um grupo da 2001 permitiu que as meninas tivessem um dia de beleza, com maquiagem, pintando unhas, fazendo penteados e muito mais... Com amor, carinho e atenção, as futuras professoras trabalharam a auto-estima de muitas crianças.
O outro grupo da 2001 se dedicou aos meninos na confecção de pipas. Trabalharam a solidariedade, o carinho e a criatividade.









Parabéns à esta equipe que foi parceira desta escola com muito empenho e dedicação! Não tem gratificação maior do que ver o sorriso de uma criança.