terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reciclagem

Reciclagem de garrafas PET aumenta no Brasil

06/05/2010

No Brasil, a reciclagem de garrafas de politereflalato de etileno (PET) aumentou cerca de 20 vezes nos últimos 16 anos. Hoje, nosso país é o segundo maior reaproveitador de garrafas PET do mundo, atrás apenas do Japão, e recicla 253 mil toneladas do material. Esse número corresponde a um reaproveitamento de quase 55% de todas as garrafas PET no país. Tais dados foram divulgados no último censo realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).

Após a reciclagem, o material pode ser reaproveitado em brinquedos, utensílios domésticos como baldes e vassouras, objetos de decoração e até mesmo em roupas. Pode ser difícil de acreditar, mas o PET reciclado é capaz de gerar fibras que produzem um tecido forte e macio, que combinado com algodão deixa a roupa ainda mais confortável. Não é à toa que a indústria têxtil é o setor que mais utiliza a matéria-prima e absorveu no último ano 38% do volume de PET reutilizado, de acordo com o censo da Abipet.

Estima-se que as garrafas de politereflalato de etileno levem mais de 500 anos para se decompor na natureza. Neste contexto, a reciclagem evita a extração de novas matérias-primas das fontes naturais e economiza recursos utilizados durante a fabricação de produtos, como água e energia. Segundo a Abipet, a produção de resina através da reutilização do PET, por exemplo, consome apenas 3% da energia necessária para produzir resina virgem.

De acordo com a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), o PET é responsável por 1,4% do lixo urbano do Rio de Janeiro. Além de ser um material de difícil degradação em aterros sanitários, não pode ser transformado em adubo, o que torna a reciclagem a única alternativa para que esse material seja reaproveitado e não descartado na natureza.

Brasil ainda é importador de PET

Apesar do aumento da reciclagem do material no Brasil, o reaproveitamento ainda não satisfaz a demanda do país. Quase metade do PET reciclável ainda é deixado em lixões, aterros ou na natureza, o que nos faz importar o material usado de outros países para utilizar como matéria-prima.

Para mudar este quadro, é necessário que mais empresas e consumidores realizem ações de coleta seletiva e reciclagem do PET. A esperança está no desenvolvimento de programas de conscientização, que incentivem a participação da sociedade.

Atualmente, existe um projeto chamado Rota da Reciclagem, por exemplo, que disponibiliza um roteiro para que a população possa encontrar as iniciativas de reutilização de embalagens Tetra Pak (embalagens longa vida) mais próximas as suas residências. Ainda não existe prática semelhante em relação ao PET, mas ações desse tipo são boas ideias para que todos possam cooperar para um Brasil mais sustentável.


Fonte: Instituto Akatu e Abipet



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Redação - ENEM

DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

Para fazer uma boa redação no ENEM/2009, o estudante deve ficar atento ao que está acontecendo no mundo, pois a maioria das provas focalizam temas atuais e este ano não houve alteração na redação, diferentemente da parte objetiva do exame, que teve o número e o conteúdo das questões ampliados. A redação será igual aos anos anteriores. Não mudaram os critérios. A redação do ENEM é elaborada com o objetivo de avaliar a capacidade do aluno de construir um texto próprio e de ter uma reflexão personalizada.

Por sua experiência com vestibulares e com o Enem, Savioli ( Prof.coordenador de gramática, texto e redação do curso Anglo/SP), divide os temas de dissertação em três grandes áreas:

assuntos que tratam do indivíduo e temas filosóficos - por exemplo, realização profissional, felicidade, amor, paixão, depressão, estresse;
a relação do indivíduo com a sociedade - por exemplo, política, solidariedade, relações de poder, cotas, preconceito racial;
a relação do indivíduo com o universo biofísico - por exemplo, poluição ambiental, utilização de recursos não-renováveis, preservação do meio ambiente.

Ao se preparar para a redação o estudante deve ler bastante temas como educação, saúde, política, conflitos religiosos e raça, para ajudá-lo a formar bons argumentos na hora de redigir o texto. Prestar bastante atenção nas aulas de história, geografia, filosofia, biologia, além de manter-se atualizado com os acontecimentos do mundo atual.


Não esquecer de treinar a escrita, elaborando textos a partir das propostas anteriores do ENEM ou dos vestibulares da UFS, por exemplo.


TEMAS DAS REDAÇÕES DO ENEM DE 1999 A 2008

1999, o candidato que fez Enem teve de escrever uma dissertação sobre "Cidadania e participação social". Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social.

2000 – Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada.

2001 - Refletir sobre "desenvolvimento e preservação ambiental". A pergunta a que o candidato devia responder era: "Como conciliar os interesses em conflito?". No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos.

2002 - A política foi assunto da redação. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:"O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?".

2003 - "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?" O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública.

2004 - Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.

2005 - O trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões.

2006 - O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos.

2007 - O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre "o desafio de se conviver com as diferenças".

2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

Acesse o site: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/ e veja algumas redações prontas.

MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009

Acesse o site: http://educacao.uol.com.br/enem/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

29 de agosto -· Dia do Combate do Fumo


Dia Mundial de Combate ao Fumo
Dia Mundial sem Tabaco
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A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; que constitui-se de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

"O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
O monóxido de carbono (CO) tem afinidade com a hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo. A ligação do CO com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.
A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Além disso, a nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, causando vasoconstricção, acelerando a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial e provocando uma maior adesividade plaquetária. A nicotina juntamente com o monóxido de carbono, provoca diversas doenças cardiovasculares. Além disso, estimula no aparelho gastrointestinal a produção de ácido clorídrico, o que pode causar úlcera gástrica. Também desencadeia a liberação de substâncias quimiotáxicas no pulmão, que estimulará um processo que irá destruir a elastina, provocando o enfisema pulmonar."

Leia mais:
http://www.inca.gov.br/tabagismo/


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

11 de agosto - DIA DO ESTUDANTE


Como nasceu o dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.


O que é ser "Estudante"?

Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?

Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?

Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!

E ser jovem, o que é?

Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?

E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?

Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:

"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."

A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!


Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca


FONTE: www.arteducacao.pro.br