quinta-feira, 24 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010


Entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, pessoas do mundo inteiro vão estar assistindo aos jogos da Copa do Mundo de Futebol. O evento está sendo realizado pela primeira vez no continente africano, tendo a África do Sul como país-sede. Apesar de o torneio durar apenas um mês, os preparativos demoram anos e exigem muito esforço, tanto físico quanto financeiro.

"A escolha da África do Sul foi anunciada em maio de 2004, quando o país derrotou Marrocos por quatorze votos contra dez. Para a escolha, os 24 membros do Comitê Executivo da FIFA (Federação Internacional de Futebol) analisaram aspectos como, turismo, segurança, estádios, infraestrutura, transporte, rede hoteleira, entre outros.

Geralmente, os países que organizam a Copa selecionam 12 cidades-sede para abrigarem os jogos. Em virtude de a África do Sul não ser uma potência econômica, a FIFA permitiu a escolha de apenas nove cidades, sendo que Johanesburgo participa com dois estádios. As outras oito são: Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Rustemburgo, Pretória, Bloemfontein e Port Elizabeth.

Obras do principal estádio, o Soccer City, duraram três anos

O principal estádio do Mundial de 2010 é o Soccer City (Cidade do Futebol, em português), que está localizado em Johanesburgo. Ele foi construído em substituição ao antigo FNB Stadium, ampliando a capacidade de 88 mil para 94.700 espectadores, tornando-se o maior do continente africano. As obras duraram três anos e custaram cerca de 800 milhões de reais.

Historicamente, a localização do Soccer City é bastante importante. Foi no antigo estádio que, em 1990, Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso após sair da prisão. O outro estádio de Johanesburgo, o Ellis Park, pertence a um time de rugby. Em 1995, o Ellis Park recebeu a final do mundial rugby, principal esporte do país, vencida pela própria África do Sul e retratada por meio do filme Invictus, em 2009. Este evento foi muito importante para a integração racial, pois atraiu torcedores negros a um esporte considerado de brancos.


Participantes

Desde 1998, as Copas do Mundo contam com a participação de 32 seleções. As mesmas disputam um campeonato nos seus respectivos continentes para conseguirem uma vaga na competição. A exceção é o país-sede, que sempre tem a participação garantida.

A distribuição das vagas para este torneio foi feita da seguinte maneira: 3 para América do Norte; 4 para América do Sul; 13 para Europa; 4 para a Ásia; 5 para África e 1 para o país-sede. As outras duas foram disputadas nos seguintes confrontos:


- 5º da América do Sul x 4º da América Central
(Uruguai venceu Costa Rica)
- Campeão da Oceania x 5º da Ásia (Nova Zelândia venceu o Bahrein)

O sorteio da Copa do Mundo é realizado por meio de um evento de gala transmitido ao vivo para todo o planeta. As melhores seleções e o país-sede formam os chamados “cabeças de chave”, que são separados para não se enfrentarem na 1ª fase. Com base nesse critério foi realizado o sorteio e os grupos ficaram assim:

Grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França
Grupo B: Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia
Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
Grupo G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras e Chile

Torneio

A seleção que se sagrar campeã terá que jogar sete partidas. Na 1ª fase, as seleções jogam contra as participantes de seu grupo, e as duas que mais obtiverem pontuação, passam para as oitavas-de-final. A partir daí, os países disputam em caráter eliminatório até a grande final, que será em 11 de julho, no estádio Soccer City."

O Brasil estreiou no Mundial no dia 15 de junho, às 15h30 (horário de Brasília), contra a Coreia do Norte. Foi vencedor! O segundo jogo foi com a Costa do Marfim, no dia 20, também às 15h30. Também foi vencedor! A última partida do Brasil na 1ª fase foi no dia 25 de junho às 11h, contra Portugal. Empatou!




Curiosidades

Mascote: Um leopardo foi escolhido para ser o mascote da competição. Ele recebeu o nome de Zakumi, sendo ZA em referência à sigla do país e Kumi, cuja significância é dez.

Bola: Possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias da África do Sul. Recebeu o nome de Jabulani, que significa "Trazendo alegria para todos".

Digital: O Mundial de 2010 é a primeira Copa multimídia no Brasil. Os espectadores estão tendo a oportunidade de assistir aos jogos ao vivo com imagens em alta resolução (HD), seja pela TV, celular ou computador. A Copa também terá transmissão em 3D (terceira dimensão).

2014

A Copa de 2010 faz parte de um projeto da FIFA cujo objetivo é levar um dos maiores eventos esportivos do mundo, inferior apenas às Olimpíadas de Verão, para todos os continentes.

Em 2002, a Ásia também recebeu pela primeira vez o torneio, e o próximo Mundial voltará à América do Sul após 36 anos, já que o último, realizado na Argentina, ocorreu em 1978.

A Copa de 2014 será no Brasil!

Fonte: www.brasilescola.com


A COPA DO MUNDO NA NOSSA ESCOLA


O objetivo deste projeto na nossa escola é envolver a comunidade escolar no estudo das pluralidades dos países participantes da Copa.
Com arte e criatividade os alunos, envolvidos no espírito da copa, decoraram a escola. Todos os professores, em todos segmentos e áreas, trabalharam o tema em sala de aula.
Os alunos confeccionaram murais, produziram vídeos, e muito mais.
A alegria é constante e a torcida é sempre muito grande.


Registro de alguns trabalhos:

CORREDOR DA ESCOLA

1º ANDAR



2º ANDAR


SALAS DE AULA


MURAIS



FESTA JUNINA TAMBÉM É COPA DO MUNDO!

FESTA JUNINA DO INOCÊNCIO

A nossa festa foi um show! O nosso mês de Junho é normalmente caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, quadrilhas, casamentos caipiras e muito mais. E neste ano foi em ritmo de COPA DO MUNDO.





sábado, 12 de junho de 2010

Dicas Cidadãs
Seja um ecocidadão diariamente

"Sempre que pensar em comprar alguma coisa, avalie primeiro se
realmente precisa daquilo ou se foi seduzido pela propaganda"


Quando se pensa no cidadão ecológico, logo vem à cabeça a imagem daquela pessoa que economiza água, planta árvores, recicla o lixo, não suja as ruas, as praias nem os rios. Aquela “star” que critica o uso de pele de animais em bolsas, sapatos e casacos também pode ser lembrada. Na verdade, ser um ecocidadão é muito mais que isso. É ser ecológico nas pequenas tarefas e atitudes do dia-a-dia. É também ter a posse responsável de um animal, votar em candidatos comprometidos com o meio ambiente, usar mais o transporte coletivo, evitar o desperdício e consumir apenas o necessário.
Fique atento: pequenas atitudes do seu dia-a-dia podem fazer a diferença. A seguir, exemplo de como ser um ecocidadão nas compras diárias.

> Diminua o uso de embalagens

Procure evitar as sacolas plásticas fornecidas pelos supermercados. Experimente levar sacolas de sua casa. Dê preferência a embalagens mais
fáceis de reciclar, priorizando papel, papelão, vidro e lata, e evitando o plástico (o grande vilão).

> Prefira embalagens retornáveis
Assim você evita jogar fora um material como o plástico, que demora centenas de anos para se decompor.

> Evite produtos descartáveis
Toalha de pano em vez de papel; coador de pano ou cafeteira de fogão em vez do coador de papel e da cafeteira elétrica; aparelho de barbear no lugar de lâminas. As pilhas consomem mais energia para ser fabricadas do que a que obtemos dela. Podendo evitá-las, use a tomada. Mesmo que os produtos não descartáveis sejam mais caros, com o tempo o custo-benefício será bem maior.

> Leia os rótulos com atenção
Produtos de origem florestal devem ter o selo do Ibama ou do Conselho de Manejo Florestal.
Produtos agrícolas devem ser certificados pela Rede de Agricultura Sustentável. Os rótulos devem avisar se os produtos e as embalagens são recicláveis.

> Prefira produtos biodegradáveis

Evite utilizar produtos que demoram para se degradar no meio ambiente, causando poluição. Sabão é biodegradável, mas muitos detergentes não o são.

> Evite embalagens pequenas
Optando pelas maiores, a quantidade de lixo será menor, e você economizará.

> Não seja consumista
Sempre que pensar em comprar alguma coisa, avalie primeiro se realmente precisa daquilo ou se foi seduzido pela propaganda.

> Prefira produtos concentrados aos diluídos

Fazendo isso você reduzirá o consumo de embalagens.

> Não compre produtos em embalagem aerossol

Estas embalagens, encontradas em cosméticos e inseticidas, normalmente contêm gases responsáveis pela formação do buraco na camada de ozônio.

> Evite alimentos ou produtos com embalagem de isopor

O isopor é uma espuma formada com base em derivados de petróleo — é o poliestireno expandido. Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo à camada de ozônio. Porém, atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.
Na natureza, o isopor leva cerca de 150 anos para se degradar. Além disso, pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos, assim como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.

> Prefira alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de pesticidas artificiais, herbicidas e sem modificação genética.



Aquecimento global e você

Plantar árvores não é a única forma de abrandar o efeito estufa. Seguindo o ditado de que é melhor prevenir do que remediar, há uma série de medidas que podemos tomar no nosso dia-a-dia para reduzir nossa emissão individual de gases de efeito estufa (GEE) e ajudar a prevenir o problema do aquecimento global. Um bom começo é calcular sua emissão anual de gases de efeito estufa (CO2 equivalente) e a quantidade de árvores que você deverá plantar para neutralizar essas emissões.

Com informações de seu consumo de energia elétrica, gás e gasolina e da freqüência e distância de suas viagens aéreas, a calculadora verde do site www.iniciativaverde.com.br informa qual sua emissão individual anual de CO2 e quantas árvores precisa plantar por ano para neutralizar esse valor.

Faça o teste. Vale a pena, principalmente se você seguir à risca e plantar o número de árvores recomendado.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mensagem

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

"No próximo dia 05/06/2010 comemoramos mais um Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, isso, nos faz parar e pensar sobre o que estamos fazendo para que as próximos gerações tenham um planeta limpo e sustentável. Como está a sua consciência em relação ao planeta onde vivemos?"